Dicas

Você está aqui: Home / Nossas Aulas / Ashtanga Krama / Dicas

Dicas para a prática

A chave para a prática é a consciência. Procure sentir seu corpo, perceba se o que comeu ou fez durante o dia o faz sentir bem na prática, lembre-se de que mudar seus hábitos só depende de você.

1) Evite praticar de estômago cheio, espere ao menos 3 ou 4 horas depois de uma refeição completa. Se precisar, coma uma torrada com chá ou algo bem leve ao menos 45 minutos ou 1 hora antes. Água ou isotônicos podem ser tomados em pequenas quantidades antes da prática, se necessário. Não beba água durante ou logo depois da prática, a saliva é suficiente para umedecer a garganta. Espere o final do relaxamento para fazê-lo.

2) A bexiga e o intestino devem estar vazios para a prática. As saudações ao Sol, as posturas em pé e as posturas invertidas vão melhorar o funcionamento do intestino. Comer em grande quantidade é um obstáculo para uma prática correta dos asanas e pranayamas.

3) As roupas devem ser confortáveis e elásticas. Bermudas e blusas curtas são melhores para a prática, já que permitem transpirar e verificar o alinhamento exato do corpo. Evite usar: meias, colares, anéis, relógios e outros acessórios durante a prática.

4) Não tenha medo de sentir cansaço, se assim acontecer, pare por um instante,  preste atenção na respiração, retome uma respiração suave, mova-se com mais consciência e estabilidade no baixo-abdômen e sincronize a respiração com o movimento (vinyasa). Assim surgirá em você uma nova energia, eliminando o cansaço e fortalecendo a mente e o corpo.

5) Tônus é diferente de força. Evite usar força desnecessária nas posturas ou nos movimentos, somente tonifique os músculos. Mantenha os músculos da face relaxados, sem demonstrar raiva ou frustração com o próprio corpo.

O Yoga é uma oportunidade de trabalhar as próprias emoções, mais do que negá-las ou projetá-las para o exterior. Gradualmente e inevitavelmente as transformações ocorrem.