Dúvidas Frequentes
Dúvidas sobre meditação
Se você tem dúvidas sobre meditação ou quer saber se o Curso de Meditação e Redução de Estresse é para você, leia e saiba mais!
Muito se fala ou se lê sobre meditação, mas não se aprende a meditar somente lendo a respeito ou apenas falando sobre isso. Na meditação, assim como na vida, a prática é o principal fundamento!
Você já se perguntou por que ainda não medita, se isso pode lhe trazer muitos benefícios?
Após muitos anos ensinando meditação, percebemos que o mais difícil é criar o hábito, a rotina de prática para que você possa sentir os benefícios. Ao sentir estes benefícios, a vontade de mantê-los vai ajudá-lo no caminho.
É por isso que montamos este curso com encontros semanais de sete semanas para criar o hábito e áudios com todas as técnicas gravadas, que permitirão praticar em casa e progredir em sua prática.
Muitos têm dúvidas sobre meditação e sobre o curso, talvez lendo as dicas abaixo você entenda se ele é para você.
Meditar é o treinamento sistemático da atenção, quando conseguimos direcionar nossa atenção e nos concentrar no momento presente, conseguimos apaziguar nossos pensamentos. Não é preciso parar de pensar, mas apenas perceber os pensamentos e não criar identificação com eles. Isso traz uma grande tranquilidade, que se reflete num ganho de saúde, qualidade de vida e produtividade. Consequentemente ganhamos mais tempo meditando do que gastamos no processo.
Não, este é um curso laico que pode ser feito por pessoas de qualquer religião. A meditação não é religiosa em si, é uma ferramenta de autoconhecimento e por isso pode ser apoio de qualquer busca, sendo ela religiosa ou não.
Qualquer pessoa pode fazer, basta querer, o processo será gradativo e cada um seguirá, de acordo com sua capacidade.
Sem dúvida, várias pessoas que fizeram o curso já fizeram outros cursos antes e não se arrependeram de participar, pois aprofundaram sua prática com uma abordagem diferente, que trouxe novos insights e também reforçou o hábito da prática, fazendo-os voltar à uma prática consistente que havia sido perdida. Se você é um autodidata, vai se beneficiar ainda mais, pois aprenderá uma metodologia coerente e eficiente para entrar em um estado meditativo, sem depender do acaso.
Sim, porque as aulas são importantes, mas o mais importante é a prática decorrente delas. Ao fim de toda a aula você vai receber os arquivos de áudio com os exercícios para fazer na semana, independentemente de ter participado ou não desta aula (os arquivos são enviados por Dropbox). Assim se você perder uma ou outra aula, não há problema, pois é só manter a prática em casa para conseguir acompanhar o curso.
Algumas pessoas que já fizeram o curso tiveram ótimos resultados, mesmo perdendo até 3 das aulas presenciais.
Não, para meditar é necessário apenas estar em uma postura firme e confortável, pode ser em uma cadeira, uma almofada ou diretamente no chão, isso vai depender do seu hábito.
No oriente de onde estas técnicas vieram é muito comum sentar-se no chão, assim para eles isso não é desconforto algum. Meditar não deve ser confundido com autoflagelo, estar confortável é fundamental para não estressar a mente.