Meditação
E você já meditou hoje?
A meditação é inerente ao Yoga, muito antes dos ásanas serem entendidos como posturas psicofísicas, eles tinham seu significado original. O Ásana, que hoje é traduzido como postura, significa nos textos mais antigos do Yoga sentar, ou assentar o corpo para a meditação. Os principais ásanas anteriores ao Hatha Yoga tinham este significado, de que o corpo tem que estar bem assentado para que a meditação pudesse ser treinada.
Por isso, sentar-se e buscar por meio da concentração a tranquilização da mente é uma maneira de praticar Yoga. Você sentirá os benefícios da meditação assim que tiver uma regularidade e constância em sua prática. Ela pode ser incorporada ao fim da sua prática de ásanas, associada com pránáyámas ou independente de ambos.
No Namaskara ensinamos diferentes métodos não ligados a nenhuma religião ou dogma. O propósito fundamental é o autoconhecimento e para isso a prática da meditação mostra-se uma belíssima ferramenta.
Mas o que é meditar afinal de contas?
A palavra meditação vem do latim meditare, que significa “voltar-se para o centro no sentido de desligar-se do mundo exterior” e “voltar a atenção para dentro de si”.
Em sânscrito, uma das primeiras palavras que encontramos é Dhyānam que significa contemplar, ou meditar. Nas partes mais antigas dos Vedas significava, “visão imaginiativa” referindo-se à visão, ou insight que se atingia nos estados meditativos. Assim como nos Yoga Sutras, ela é uma consequência de dharana (concentração).
Migração para fora da Índia:
Por meio da língua “Pali” pela qual o Buddha propagou seus ensinamentos, ela virou Jhana que significa “concentrar intensamente o espírito em algo”. Da Índia, migrou para o Tibet, e posteriormente para a China tornando-se Ch’anna, termo que sofreu uma contração e tornou-se Ch’an tornando-se futuramente o Zen no Japão.
Para fins didáticos podemos fazer uma distinção entre o “ato de meditar” e o estado “meditativo”.
Não importa qual tradição ou técnica você utilizará, “o ato de meditar” sempre estará ligado à sua atenção. Podemos dizer que meditar é o treinamento sistemático da sua atenção, utilizando diferentes suportes (alambana) para tal fim, como a respiração, um som, uma imagem, um mantra etc…
O estado meditativo era conhecido nos texto antigos como o quarto estado (tutya), os outros 3 eram acordado (vigília), dormindo sonhando, dormindo sem sonhar.
Interessante notar que hoje por meio de instrumentos é possível aferir os tipos de ondas cerebrais que produzimos quando estamos neste estados e nos estados meditativos é possível atingir ondas cerebrais que somente seriam produzidas em sono REM (Rapid Eye Moviment) sonhando, ou em estágios de sono profundo. Corroborando assim o que os antigos afirmavam sobre a meditação, sendo um estado diferente de todos os outros.
É por estas e outras qualidades que a meditação tem um potencial curativo imenso e para acessá-lo há apenas um segredo, a prática!!!!
Venha praticar conosco, escolha um dos cursos, ou as aulas de Yoga para Meditar e coloque a meditação em sua vida e sinta o que ela pode fazer por você.