Formações

Aprofundamento em Yoga e Treinamento de Professores
Você está aqui: Home / Formações / Formações

No Yoga, o mais importante não está na superfície!

Curso de Aprofundamento em Yoga e Treinamento de Professores com Mario Reinert e convidados

INÍCIO EM 26 E 27 DE MARÇO DE 2022

Este curso é o resultado de muitos anos de diferentes experiências no caminho do Yoga. O propósito é oferecer uma visão ampla do yoga não apenas como uma técnica, mas como um caminho de vida que integra diferentes aspectos do nosso ser.

Acreditamos que para ensinar yoga é preciso ter uma experiência prática substancial, que não se desenvolve em uma semana, nem em um mês e nem mesmo em um ano.

Por isso, este é um curso extensivo com 2 anos de duração para você poder amadurecer e se aprofundar no Yoga. Se for sua escolha, você poderá estar apto a compartilhar este caminho com outras pessoas tornando-se professor.

A parte prática do curso possui um formato que possibilita um acompanhamento pessoal, respeitando as características de cada um. Você receberá dicas transformadoras sobre sua prática pessoal e aprenderá uma metodologia de ensino clara e eficiente para ensinar a seus alunos.

As práticas de Ásanas (posturas) tem como base o Vinyasa Yoga, da linhagem de Sri Krishnamacharya e seu discípulo Pattabhi Jois. Toda prática tem uma abordagem individual, no sistema de Krama (passo a passo) buscando uma prática eficiente e revigorante, mas segura.

A teoria não está separada da prática do yoga, os textos antigos falavam sobre diversos aspectos além da prática física do yoga, falavam de alimentação, de purificações e de questões científicas e filosóficas. Para isso teremos disciplinas e convidados muito especiais, que trarão mais luz aos nossos encontros, integrando o conhecimento tradicional do Yoga ao conhecimento científico de nossa época.

Sobre o Curso

O YOGA COMO UM CAMINHO DE APRENDIZADO

Após muitos anos de estrada e caminhos percorridos, idealizamos um curso que reúne diferentes disciplinas com a proposta de ampliar e aprofundar o conhecimento prático e teórico do Yoga.

Vim de uma tradição onde não se ensina a ensinar, onde tudo o que contava era a experiência. Foi desta maneira que aprendi, muitas vezes batendo a cabeça no caminho e percebendo assim por onde seguir. Segui por muitos anos defendendo esta ideia, de que nossa vivência é o que conta e, assim compartilhamos o que vivenciamos, como era no princípio do Yoga. Hoje percebo que este sem dúvida é um caminho nobre, mas que demandará muitos anos a mais de experiência, o que pode dificultar a relação com o mundo em que vivemos hoje.

Após muitas viagens de estudo à Índia, ao praticar, ver e ensinar o Yoga no Brasil e em diferentes países, percebi a falta de conhecimento básico que muitos alunos e até mesmo professores ditos “experientes” tem. Passei então a me perguntar se não seria útil trazer diferentes disciplinas em um curso que pudesse proporcionar este conhecimento organizado e com profissionais que tenham experiência e renome em seus campos de atuação. Quantos anos uma pessoa teria que estudar para ter a experiência e entendimento do Ayurvêda que tem um médico Ayurvédico?

Passei então a desenvolver essa ideia, o que foi reforçado por minha experiência nos últimos anos, de uma prática mais abrangente e completa e que respeita a individualidade de cada um. Hoje acredito que o grande papel de um professor é ajudar o aluno no despertar de seu próprio caminho, portanto, o que cabe ao professor é trazer conhecimento, incentivo e ferramentas neste despertar. Não se trata de impedir que o aluno tenha suas próprias experiências, mas sim de fazer com ele possa passar por elas de uma maneira mais harmônica, com mais consciência e atenção.

Cada vez mais percebo que ensinar é uma grande oportunidade de aprendizado. Quando comecei a ensinar, minha capacidade era claramente a de ensinar e lidar com pessoas parecidas comigo. A medida que trabalhamos com mais pessoas passamos a entender mais e mais como ajudar indivíduos tão diferentes e que terminam por nos ensinar tanto sobre nós mesmos. É esta a experiência a ser compartilhada e isso pode auxiliar muito em nosso desenvolvimento como aluno, professor e buscador.

No fundo, todas as nossas experiências existem para nos ensinar algo, se conseguirmos ao invés de buscar prazer ou dor em nossas experiências, nos focarmos em nosso aprendizado, vamos ver que a vida passa a fazer sentido.

O resultado disso é um curso diverso, que junta aspectos de tudo o que acredito importante neste caminho de aprendizado, tudo isso com muita prática.

Sobre o Yoga

Yoga é literalmente União e, na Índia, Yoga são conjuntos de práticas que levam a união entre todas as instâncias do Ser. O termo Yoga aparece primeiramente nas Upanishads (parte final dos Vedas), designando um estilo de vida que é essencial na busca de Moksha, a liberação. Outro texto importante é a Bhagavadgita, parte do clássico Mahabharata onde Sri Krishna ensina ao príncipe Arjuna os ensinamentos do Yoga.

Finalmente com os Yoga Sutras de Patanjali, texto que data entre III ac. e II dc., o Yoga torna-se uma das seis escolas ortodoxas da filosofia indiana. O Yoga descrito nos Yoga Sutras de Patanjali é chamado de Raja Yoga (Yoga Rei – de caráter meditativo em busca de Samadhi).

As outras vertentes do Yoga apresentam-se classificadas normalmente como Karma Yoga (Yoga da ação), Bhakti Yoga (da Devoção), Jñana Yoga (do conhecimento), Hatha entre outras.

O caminho desta união, Yoga, pela lapidação do corpo em práticas que tem como base especialmente os ásanas (posturas), pránáyámas(Controle e expansão da Energia vital), é o que chamamos de Hatha Yoga.

Os textos de Hatha Yoga, como o Hatha Yoga Pradipika, datam normalmente do período medieval, a partir do séc. X dc.
Este estilo de Yoga e suas variantes são o que normalmente conhecemos por “Yoga” no Ocidente.

Em meio a inúmeros estilos de Hatha Yoga, existem os métodos derivados dos ensinamentos de Sri Krishnamacharya. Este grande Yogue que desencarnou no fim do século passado aos 101 anos de idade, deixou um vasto legado, não só no campo do Hatha Yoga, como no conhecimento acadêmico, onde foi reconhecido em vários campos da Filosofia Indiana.

Krishnamacharya deixou muitos alunos importantes, que tornaram-se muito conhecidos no ocidente, entre esses estão, Sri K. Pattabhi Jois, BKS Iyengar (seu cunhado), Indra Devi, TKV Desikachar (filho), Rama Swami, AG Mohan entre outros. Um dos seus maiores legados foi a utilização de variações específicas para entrar e sair das posturas (ásanas) chamado de Vinyasa, harmonizando sempre a respiração e os movimentos do corpo.

Neste curso seguiremos  os ensinamentos de Hatha Yoga especialmente ligados à tradição de Sri Krishnamacharya e seu discípulo Pattabhi Jois no que se refere aos Ásanas, mas adicionando valores e ensinamentos de outras tradições do Hatha Yoga e mesmo outras vertentes do Yoga. Com uma abordagem ampla do que é chamado o Ashtanga Yoga de Patanjali.

Para quem é

Como definir nossas escolhas? A vida está a todo momento nos trazendo muitas opções que por vezes podem gerar mais confusão do que acerto.

Na Índia costuma-se falar que nós aqui no ocidente temos muitas opções e parte de nossa insatisfação se deve a isso. Eles não deixam de estar certos. Ter escolha pode não representar muita coisa, se a dúvida permanece e com isso não conseguimos nos dedicar de coração a nada, ficamos na superfície, pois sempre podemos pensar: “E se eu estivesse fazendo isso? Ou quem sabe aquilo, talvez fosse melhor, não?”

Por outro lado, podemos dizer que o problema também não está no simples fato de ter escolhas, pois tendo clareza sobre o que se quer, ou sobre o que não se quer, ou melhor, sobre o que é preciso ou não, as muitas opções podem ser descartadas facilmente.

Os Yoga Sutras de Patanjali, começam em seu segundo capítulo afirmando que “O Yoga da Ação (Kryia Yoga) é “Austeridade” (Tapas = a energia da transformação), “Auto Estudo” (Svadhyáya) e “Entrega ao Absoluto” (ou Deus conforme sua crença, chamado de Íshvarapranidhana).

São Francisco de Assis, que podemos chamar de um Yogui ocidental, costumava dizer:“Senhor, dai-me forças para mudar o que pode ser mudado, resiliência para aceitar o que deve ser aceito e a sabedoria pra saber a diferença entre os dois”.
Juntando ambos é fácil entender que a vida não está em sair apenas fazendo, colocando a energia da transformação em tudo, como não está apenas em aceitar passivamente tudo o que a vida traz, está sim em ter discernimento (viveka) por meio de auto-estudo (svadhyaya) como ponto de equilíbrio entre a energia da realização e a entrega.

Se você está em busca deste discernimento, deste equilíbrio entre a ação e a aceitação, este curso pode ser pra você.

É pra você que quer aprender, ou quem quer aprender a ensinar e especialmente pra quem quer aprender mesmo quando ensinando.

Vídeos explicativos

Veja os vídeos explicativos sobre o Curso de Aprofundamento e Treinamento de Professores

O QUE É ENSINAR YOGA E CERTIFICAÇÃO

POR QUE ESTE CURSO FOI CRIADO?

O PROPÓSITO DO CURSO

Vídeos de depoimentos

FLÁVIA MAIA

Somos eternos estudantes, praticantes e buscadores daquilo que faz sentido em nossas vidas. Eu recomendo independente de ser professor ou um praticante com vontade de conhecer mais.

FERNANDA RAMOS

Eu sinto que hoje sou uma professora muito melhor preparada para poder ajustar um aluno e para respeitar melhor seu tempo de evolução, e isso me dá muita segurança para dar aulas.

Professores

Veja os professores convidados e as aulas especiais do curso.

Nutrição – Dr. Eric Sliwitch – SBV

Anatomia e Fisiologia – Deni Galdeano

Sânscrito – Mario Reinert

Aulas Especiais

Neurofisiologia da Meditação  Rui Afonso

Mestre em Psicobiologia e doutorando em Neurociências.

Ética – Rogério da Costa – Dr. em Filosofia

A ética bioética nas relações humanas.

O Universo Feminino – Renata Ventura

Práticas para o período menstrual e resgate do respeito ao feminino.

Aikido – Professor José Roberto Bueno – Faixa prêta 4 dan

A arte de conduzir a energia sem violência – Ajustes precisos e seguros.

BIOGRAFIAS

Mario Reinert – Yoga, Prática e Filosofia.

Arquiteto formado pela Universidade de São Paulo. Praticante dedicado das artes marciais, percorreu diversos diversos estilos(Muay Thay, Judô, Capoeira, Ju Jitsu, Boxe etc…) com destaque para o Aikido, no qual chegou a faixa prêta.

Iniciou no Yoga buscando a cura para uma tendinite por uso do computador (LER), com a prática do Yoga encontrou mais do que a cura de uma doença, encontrou uma nova maneira de viver, com mais harmonia e consciência .

Fez seguidas viagens para a Índia praticando especialmente Ashtanga Vinyasa Yoga em Mysore no KPJAYI e a Meditação Vipassana. Foi um dos primeiros autorizado para ensinar o método Ashtanga Vinyasa, mas em 2010 após a morte de Sri K. Pattabhi Jois desligou-se do Instituto, por não concordar com os rumos que este tomara.

Estudou com diversos professores, Formação de Iyengar Yoga com o professor Kalidas Nuyken em(SP)(não concluído), Pránáyámas com BNS Iyengar(Mysore, Índia), Filosofia Indiana com os Professores Nagaraj Rao e Gangadhara(Mysore, Índia), Bhagavadgita com DR. Satianarayana Das – (Rutgers – NJ- US), Yoga Sutras com Dr. M.A. Jayashree e M. A. Narasimhan(Mysore, Índia), Anatomia com Leslie Kaminof e Amy Matthews (NY, US), entre outros.

Em 2017 fromou-se no programa CEBTT (Cultivating Emotional Balance Teacher Training) na Tuscana, Itália e foi autorizado a ensinar este no Brasil. O progama é composto da fusão de métodos psicológicos baseado nos trabalhos de Paul Ekman e de práticas contemplativas ensinadas por Alan Wallace.

Hoje dedica-se a uma prática sutil e equilibrada baseada em sua experiência e que inclui todos os apectos do Yoga em busca de Saúde e Autoconhecimento.  Também dirige o Namaskara Estúdio de Yoga ao lado de sua esposa Renata Ventura.

Dr Eric Slywitch – Nutrição Vegetariana – Saiba mais sobre o Dr. Erick

Médico formado pela Faculdade de Medicina de Jundiaí – C.R.M. – 105.231.  Mestre em nutrição pela UNIFESP/EPM e em Nutrologia pela ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia, pós-graduado em Nutrição Clínica pelo GANEP,  além de outros títulos.

É docente em cursos de especialização e pós-graduação latu-senso no GANEP (Grupo de Apoio de NutriçãoEnteral e Parenteral), do IPCE (Instituto de Pesquisa, Capacitação e Especialização), Faculdades CBES (Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos), além de ser diretor do departamento de Medicina e Nutrição da SVB (Sociedade Vegatariana brasileira).

Conhecido autor dos livros, “Alimentação sem Carne – guia prático” e “Virei Vegetariano. E agora?”, livros que tem ajudado muita gente no caminho de uma opção pela saúde e não violência.

Deni Galdeano – Anatomia e Fisiologia

Yogi, educador físico (UNIMESP – FIG), mestre em anatomia (Escola Paulista de Medicina – UNIFESP), doutorando em ciências da saúde (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo – FCMSCSP), é docente do Departamento de Morfologia da FCMSCSP. Deni é um dos melhores especialistas em anatomia do yoga do Brasil.

José Roberto Bueno – Aikido – Faixa prêta 4 dan

Arquiteto e Urbanista pela USP-SP, Master Trainner em Neurolinguística, faixa-preta 4º dan em Aikido com formação no Brasil e no exterior. Atua há cerca de 20 anos como educador e facilitador por meio da linguagem da arte Aikido, uma formação marcial voltada para a resolução harmônica de conflitos. Além de sua ação como diretor do Instituto Harmonia desde 1994, trabalhou nos programas avançados de desenvolvimento de executivos da Amana-Key e em outras organizações.
Participou como facilitador em projetos pela paz no Oriente Médio e conferências internacionais nos EUA, Europa e Japão. É o idealizador de três iniciativas do Instituto Harmonia: BUDOCOACHING – tradição e inovação para transformar líderes em mestres: TINTIM – programa de aprendizagem intergeracional em ambientes informais e RIOS E RUAS – reconhecimento, divulgação e exploração dos rios e riachos soterrados em ambientes urbanos.

Rui Afonso – Neurofisiologia da Meditação

Graduado em Educação Física;

Pós graduação em Atividade Física e Qualidade de Vida;

Pós graduação em fisiologia do exercício;

Pós graduação em Medicina Comportamental;

Mestrado em psicobiologia onde estudou os efeitos da prática do yoga nos efeitos do climatério e insônia;

Doutorando em neurociências, onde estuda os efeitos da prática de yoga na estrutura e função cerebral;

Rui estuda, ensina e prática yoga e vive sua vida de acordo com os princípios deste maravilhoso caminho.

Procura sempre associar a tradição do yoga com tudo que faz, inclusive ciência.

Programa

Acreditamos que para que haja desenvolvimento de fato, é necessário tempo, experiência, e troca de experiências com o professor ou professores. Consideramos isso fundamental e possível em um curso extensivo onde se possa observar as mudanças e crescer com elas.

Fizemos uma espécie de curadoria para  juntar o que de há de mais valoroso a colaborar neste processo de aprendizado!  Juntar os conhecimentos Ocidentais e Orientais, da ciência milenar e moderna, com o intuito de somar e não dividir o conhecimento.

Contaremos com convidados Ilustres, o Dr. Eric Slywhitch, O Dr. em filosofia Rogério da Costa entre outros. Aulas como as de Nutrição vão derrubar mitos e trazer entendimento de como uma dieta vegetariana pode ser saudável. Os princípios do Ayurveda vão trazer mais conhecimento sobre você mesmo e ajudar a lidar com mudanças emocionais e físicas.

O programa é de 8 módulos por ano (mar, abr, mai, jun, ago, set, out nov), em dois anos, sendo o primeiro semestre focado na prática pessoal de Ásanas, Base de Bhandhas, Bases de Pránáyámas, estudo de Filosofia, Bases do Ayurveda, Básico sobre Nutrição, Anatomia etc. Os participantes terão suas práticas pessoais diferenciadas de acordo com sua experiência dedicação e características.

A partir do segundo semestre vamos aprofundar a prática e teoria já iniciados e começaremos a aplicar os conhecimentos adquiridos nas primeiras seções, em aulas de “como ensinar”, aprendendo primeiro a observar o que é relevante em posturas básicas, ajustes iniciais e instruções precisas para criar mudanças na prática pessoal dos alunos. Foco em como trabalhar com posturas preparatórias para seguir o Krama (passo a passo), importantíssimo para atingir determinada postura.

No segundo ano, no primeiro semestre, iniciaremos com práticas e conhecimentos mais estabelecidos, e será então o momento de avançar numa prática mais completa ainda, em ásanas e preparações para ásanas mais avançados, trazendo mais pránáyámas e meditação para o grupo. Esta será uma grande oportunidade de colocar em prática tudo o que for aprendido.

O quarto e último semestre será o fechamento de um ciclo. O desenvolvimento de uma prática pessoal será o foco, criando assim condições de entender seu processo individual e aplicar seus conhecimentos também no momento de ensinar. Os alunos vão dividir experiências ensinando durante parte das aulas e aprendendo como orientar as individualidades. Os que tiverem oportunidade de estagiar no Namaskara poderão ter a experiência completa de aprendizado e ensino.

Sabemos que o caminho do Yoga é um longo caminho e que nenhum período limitado de tempo pode ser estabelecido para pessoas diferentes chegarem a um mesmo objetivo, mas o curso trará sem dúvida recursos para aplicação prática numa vida de aprendizado.

AULAS ESPECIAIS

Ética – Rogério da Costa – Dr. em Filosofia
A ética nas relações humanas.

O Universo Feminino – Renata Ventura
Práticas para o período menstrual e resgate do respeito ao feminino.

Neurofisiologia do Yoga e da Meditação – Prof. Rui Afonso
Aula onde serão analizadas as alterações neurofisiológicas proporcionadas pelo Yoga e Meditação.

Aikido – Professor José Roberto Bueno – Faixa prêta 5 dan
A arte de conduzir a energia sem violência – Ajustes precisos e seguros.

Datas

O curso tem 2 anos de duração com 8 encontros ao ano sempre aos fins de semana.

Sábado – 8:00 – 17:00

Domingo – 8:00 – 17:00

DATAS 2022

PRIMEIRO SEMESTRE de 2022

26 e 27 de Março

30 de Abril e 01 de Maio

28 e 29 de Maio

25 e 26 de Junho

SEGUNDO SEMESTRE de 2022

20 e 21 de Agosto

17 e 18 de Setembro

22 e 23 de Outubro

26 e 27 de Novembro

Inscrição e valores

PELA PRIMEIRA VEZ TEREMOS A OPÇÃO DE FAZER O CURSO PRESENCIALMENTE E/OU ONLINE!

Em 2021 o Namaskara se mudou para a Bahia, por isso, o Curso de Aprofundamento será em São Pulo em parceria com o Purusha Eco, um maravilhoso espaço de Yoga na Zona Sul de São Paulo.

Para inscrições entre em contato com a equipe do Purusha:

contato@purusha.eco.br
(11) 94113-6177

Para saber mais sobre o Purusha: www.purusha.eco.br

O CURSO TEM DURAÇÃO DE 2 ANOS, OS VALORES ABAIXO REFEREM-SE AO PRIMEIRO ANO DO CURSO.

É necessário deixar os cheques pré datados para o ano todo, ou pagar por cartão, não é possível pagar mês a mês. Para pagamentos no Cartão de Crédito consulte.

Para todos os participantes há a necessidade de fazer 1 retiro por ano, totalizando dois retiros ao longo do curso. Especialmente os que tem intenção de receber certificado de treinamento de professores, pois não receberão o certificado sem a participação. É possível escolher entre os retiros realizados pelo Namaskara com Mario Reinert. Também é necessária a realização de estágio de pelo menos 32 horas (para quem mora fora de São Paulo há possibilidade de parte do estágio nos retiros).

Consulte os valores na tabela abaixo

FORMAS DE PAGAMENTODATASVALORES
Á vistaApós 28/02R$ 6.250
Parcelado em 3x 2.165Após 28/02R$ 6.495
Parcelado em 6x 1.115Após 28/02R$ 6.690
Parcelado em 10x 699Após 28/02R$ 6.990

Política para cancelamentos:

Até 60 dias do início do curso, reembolso integral retirado custo administrativo de 10% do valor total

Até 45 dias do início do curso, reembolso parcial 85% do valor total

Até 30 dias do início do curso, reembolso parcial 75% do valor total

A menos de 30 dias do início do curso, reembolso parcial 70% do valor total

Após o início do curso a desistência não tem devolução de valores, somente crédito para refazer no outro ano os módulos não feitos. O prazo para o reembolso é de 40 dias da data do cancelamento.