Retiro Yoga e Natureza no Matutu XVI° Edição
Aprofundar sua prática de Yoga e unir-se à Natureza
Nosso propósito é compartilhar, aprender e celebrar a vida neste lugar encantador. A prática de Yoga pode ser uma grande ferramenta para nos reconectar com nós mesmos e com o mundo à nossa volta.
-
04 a 08 de Setembro de 2024
-
Ashtanga Krama com Mario Reinert
-
Iyengar Yoga com Renata Ventura
-
Massagem Ayurvedica com Alexandre Paulain
-
Meditação, pranayama, filosofia e passeios
Sempre que podemos estar em um lugar com energia especial e com pessoas que buscam o mesmo bem estar e desenvolvimento do Ser, esta união se realiza.
No Patrimônio nos sentimos em casa e dividir um pouco de nossas experiências no caminho do Yoga e da Vida é um grande prazer!
Tema: Equanimidade!
O que é equanimidade pra você?
Sem dúvida a equanimidade (Upeksha) é um dos aspectos mais profundos do Yoga, pois sem algum grau de equanimidade, não temos capacidade de enxergar as coisas como elas são. Se toda hora nos deixamos ser afetados por tudo que acontece à nossa volta, não teremos clareza mental para tomar as decisões mais acertadas.
A própria Bahagavadgita, uma dos principais textos do yoga afira: Yoga é equanimidade. (Yogasamatvam)
Um certo grau de distanciamento é necessário para enxergar a verdade quando estamos envolvidos em uma situação, pois imersos nela, dificilmente veremos o todo e conseguiremos ter discernimento para compreender o que de fato está acontecendo.
Podemos praticar a equanimidade de várias maneiras, no Hatha Yoga uma delas é pelo próprio corpo físico, quando nos colocamos em uma postura difícil e lidamos com as dificuldades permanecendo sem apego e nem aversão. Outra forma clássica é a temperatura, nos expormos ao frio ou ao calor sem nos deixar abalar pelas dificuldades.
A partir da densidade do corpo físico, vamos sutilizando a equanimidade para os aspectos emocionais e mentais sutis e assim nos tornando mais estáveis em todos os aspectos.
Mas equanimidade não é somente o distanciamento, que pode nos retirar a humanidade e nos tornar frios e distantes demais para acolher e ajudar quem necessita. Assim, não podemos deixar de cultivar o aspecto compassivo, nos colocando equânimes, mas também amorosos, e não apenas indiferentes, perante todos os seres.
Venha conosco em mais um Yoga e Natureza no Matutu, onde iremos praticar, estudar e cultivar a equanimidade neste lugar auspicioso, com Práticas de Yoga, Meditação, Respiração, Imersão nas águas geladas e muito mais!!!
Documentário Yoga e Natureza no Matutu
No ano de 2010 fizemos nosso primeiro encontro no Vale do Matutu. A tal encontro tão especial, demos no nome de “Yoga e Natureza”.
Desde então, voltamos todos os anos para celebrar estre encontro, das práticas ancestrais do Yoga com a natureza exuberante do Matutu.
O encontro é em nossa segunda casa, o Patrimônio do Matutu, um lugar encantador que nos acolhe, cuida e compartilha as mais belas vibrações desta natureza tão especial.
Em nosso décimo encontro em 2017, registramos estes momentos incríveis e o resultado disso você pode ver abaixo.
Ashtanga e Iyengar Yoga
Yoga é literalmente União, da raiz yuj que significa jungir, na Índia, Yoga são conjuntos de práticas que levam a união entre todas as instâncias do Ser. O caminho desta união pela lapidação do corpo em práticas que tem como base especialmente os ásanas (posturas) e pránáyámas, é o que chamamos de Hatha Yoga.
O Hatha Yoga e suas variantes são o que normalmente conhecemos por “Yoga” no Ocidente. As outras vertentes do Yoga apresentam-se classificadas normalmente como Karma Yoga (Yoga da ação), Bhakti Yoga (da Devoção), Jñana Yoga (do conhecimento), Raja Yoga ( da Contemplação).
Em meio a inúmeros estilos de Hatha, existem os métodos derivados dos ensinamentos de Sri Krishnamacharya. Este grande Yogue que desencarnou no fim do século passado aos 101 anos de idade, deixou um vasto legado, não só no campo do Hatha Yoga, como no conhecimento acadêmico, onde foi reconhecido em vários campos da Filosofia Indiana.
Krishnamacharya deixou muitos alunos importantes, que tornaram-se muito conhecidos no ocidente, entre esses estão, BKS Iyengar (seu cunhado), Sri K. Pattabhi Jois, Indra Devi, TKV Desikachar (filho), Rama Swami, AG Mohan entre outros. Um dos seus maiores legados foi a utilização da conexão entre a respiração e os movimentos para montagem das posturas (ásanas), chamado Vinyasa.
ASHTANGA KRAMA
O Ashtanga Vinyasa Yoga é uma prática fluida e dinâmica de Hahta Yoga. O método envolve a sincronização da respiração com os movimentos em progressivas séries fixas de posturas. Mario Reinert foi um dos primeiros brasileiros autorizados pelo KPJAY na Índia, mas desligou-se do instituto e hoje ensina com uma visão de Krama (passo, sequência) onde a prática é adaptada para cada aluno segundo suas necessidades. Em razão dessa metodologia diferenciada é possível que pessoas de qualquer nível participem do Retiro, desde iniciantes à praticantes avançados, em um processo progressivo, eficiente e seguro.
IYENGAR YOGA
O Iyengar Yoga é o método desenvolvido por BKS Iyengar, baseado no alinhamento do corpo com intensidade e precisão. A meditação é alcançada por meio da inteligência presente no corpo físico. O uso dos “props” – blocos, cintos, cadeiras, etc. possibilita ao praticante aprofundar-se nos ásanas ou adaptá-los para todos os tipos de corpos, potencializando também seu uso terapêutico.
Para os praticantes de Iyengar é estritamente necessário que levem o material para as aulas.
Os materiais são: 1 mat, 2 cintos, 2 blocos, 3 cobertores e 1 bandagem
Renata e Mario
Renata Ventura
Renata iniciou seu caminho no Yoga há mais de 25 anos como um chamado espiritual através do Bhakti Yoga, hoje é professora sênior, certificada internacionalmente pelo Ramamani Iyengar Memorial Yoga Institute no nível III, maior nível de certificação no Brasil e na América Latina.
Foi coordenadora do Comitê de treinamento e Formação de Professores da ABIY de 2016 a 2019, ministra cursos de Formação e Mentoria e faz parte da banca avaliadora de professores na certificação para professores do Brasil.
Em sua trajetória, foi mentorada por Faeq Biria até sua passagem e continua reciclando seus estudos regularmente com diversos professores Seniores ao redor do mundo e com a família Iyengar.
Renata acredita que para ensinar é necessário manter a mente de iniciante, ser uma eterna estudante. Pois apenas conseguimos ensinar aquilo que aprendemos, vivenciamos e experienciamos.
Há cerca de 20 anos estuda sobre Yoga e Ayurveda para a Saúde da Mulher e seu mais recente projeto é a Jornada Tempo para Mulheres que inclui conhecimentos ancestrais, científicos e atuais para saúde da mulher sob o fio condutor do Yoga.
Sua maneira de ensinar é atenciosa e precisa, levando seus alunos a desenvolverem o máximo de seus potenciais com discernimento e sabedoria.
Atualmente leciona e coordena o Namaskara Yoga e Meditação ao lado de seu marido, Mario Reinert e viaja lecionando workshops pelo Brasil, Canadá e Europa e é mãe de dois meninos.
Mario Reinert
Minha vocação para as artes se manifestou cedo, desde criança, meus cadernos, livros e apostilas eram recheadas de desenhos. Esta vocação me trouxe de Joinville para São Paulo e me levou para o universo da arquitetura, tornando-me arquiteto pela FAU-USP. Nunca trabalhei como arquiteto, mas por anos atuei como designer gráfico, como diretor de arte e de criação numa carreira promissora no mercado publicitário.
Minha busca pelo equilíbrio de corpo e mente também começou cedo, especialmente nas artes marciais. Pratiquei diversos estilos, destacando-se o Aikido, no qual cheguei à faixa preta e atuei como professor. Esta arte marcial busca essencialmente a harmonia de cada um para com o universo e foi uma bela escola para o início de um caminho.
Esse caminho fortaleceu-se com o Yoga (Ashtanga Vinyasa), o qual tomei contato inicialmente buscando a cura para uma tendinite pelo uso do computador (LER, DORT) no final de 1999. Rapidamente vi os sintomas desaparecerem e desde o primeiro dia de prática veio a certeza de que ali havia muito mais do que somente a saúde do corpo.
Em muitos anos de viagens à Índia tive a oportunidade de conhecer e praticar diferentes métodos e técnicas de auto-conhecimento e meditação. Venho compartilhando este conhecimento em nosso espaço com a intenção de tornar mais acessíveis estas ferramentas e trazer uma vida mais plena e feliz para as pessoas.
Fui um dos primeiros brasileiros autorizados a ensinar o Ashtanga Vinyasa Yoga, mas me desliguei do Instituto em Mysore na Índia, para ensinar de uma forma mais gradativa e respeitosa, adaptando a prática para cada indivíduo em uma metodologia hoje chamada de Ashtanga Krama.
Na busca de aprofundar os estudos sobre meditação e suas implicações em nossas emoções fui também Certificado a ensinar o programa CULTIVATING EMOCIONAL BALANCE – CEB pelo SANTA BARBARA INSTITUTE FOR CONSCIOUSNESS STUDIES (USA/CALIFÓRNIA).
Hoje me dedico ao ensino consciente do Yoga e da Meditação dirigindo o Namaskara ao lado do meu amor Renata Ventura.
Convidados
A massagem ayurvedica aplicada por Paulain, tem como base a técnica Kalari (treinamento para o campo de batalha) que visa desobstruir os nadis, canais de energia vital, para um melhor fluxo nesses caminhos.
Com atenção aos marmas (zonas de controle de energia vital), o trabalho realizado nessa massagem busca também conscientizar e estabelecer um diálogo do massageado com seu próprio corpo alcançando assim um bem estar.
Em 2009 estagiou por cerca de 2 meses na Índia, para aprimorar sua massagem. Praticante e instrutor de Yoga, vem aprofundando seus conhecimentos sobre o corpo como instrumento de auto realização.
Programa
04, quarta:
16:00 – 18:30 – Chegada ao Patrimônio e recepção
19:00 – Jantar
20:00 – Reunião de abertura
05, quinta:
6:00 – Meditação
6:30 – Ashtanga – Prática Mysore e Pránáyámas individuais
6:30 – Iyengar
9:00 – Café
10:00 – Livre
13:30 – Almoço
14:30 – Livre
17:00 – Filosofia
18:30 – Yoga Nidra
19:00 – Jantar
O Patrimônio
Mais do que uma Pousada, a Casa de Hóspedes Patrimônio do Matutu é nossa segunda casa, pois é assim que nos sentimos quando estamos em companhia do Luiz e da Karla, responsáveis por este lugar incrível.
Lugar ancestral, segundo a lenda era aqui onde as tribos indígenas peregrinavam, reconhecendo a pureza e a magia de suas fontes e cachoeiras, que se derramam das alturas.
Seguindo em direção às nascentes e à cabeceira do principal rio do Matutu, se chega ao Patrimônio, um lugar protegido pelas altas montanhas, onde as qualidades originais e primitivas do vale ainda estão intocáveis.
Cercado de florestas, o Patrimônio do Matutu é um verdadeiro santuário natural, formado por prados nativos, fontes, riachos e bosques.
Seu acesso é feito a pé, a cavalo ou de bicicleta, o que manteve o lugar protegido das mudanças que já começam a ocorrer em outras partes do vale.
Ao chegar, o andarilho é recebido por uma paisagem de sonho. As águas que correm murmurantes, as montanhas que se elevam altivas para o céu e o mosaico de gramados nativos e bosques, emolduram a grande Cachoeira do Fundo, a cabeceira sagrada do vale.
Nesse momento pode-se entender porque os índios reverenciavam esse lugar.
O Vale do Matutu
O Matutu (“cabeceiras sagradas” em linguagem indígena) é um vale majestoso aos pés da Serra do Papagaio. Sua paisagem de rara beleza abriga excelsas forças naturais que inspiram a alma e renovam o corpo.
Localiza-se na Serra da Mantiqueira e é um vale sagrado que foi rota de peregrinação dos Índios desde a antiguidade e que possui uma energia muito especial, em parte pelas incontáveis cachoeiras e nascentes de água da região. Em todo lugar do Vale, escuta-se a água correndo, uma sensação sem igual.
Valores e inscrição
VALORES MATUTU 2024 - CURSO
ATÉ 20/08 | APÓS 20/08 | |
---|---|---|
TRIPLO | 1095 em até 3x p/ pessoa | 1165 em até 3x p/ pessoa |
DUPLO | 1195 em até 3x p/ pessoa | 1275 em até 3x p/ pessoa |
INDIVIDUAL | 1465 em até 3x p/ pessoa | 1520 em até 3x p/ pessoa |
- Valores individuais (por pessoa)
- Desconto de lançamento à vista somente para pagamentos via pix ou transferência
- Pagamentos parcelados são aceitos somente no cartão de crédito
- Pagamentos à vista via transferência, pix ou cartão
Os valores do retiro / curso devem ser acertados diretamente com o Namaskara (Andréa):
É necessário fazer o pagamento do Curso primeiro para logo após fazer a Reserva da hospedagem, que deve ser feita diretamente com o Patrimônio do Matutu.
VALORES MATUTU 2024 - HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO
QUARTOS | Valor para 4 diárias |
---|---|
TRIPLO | 1320 p/ pessoa |
DUPLO | 1580 p/ pessoa |
INDIVIDUAL | 2140 p/ pessoa |
Os valores da hospedagem / alimentação devem ser acertados diretamente com o Patrimônio do Matutu (Luiz e Karla):
Valores da hospedagem / alimentação para 3 diárias, sob consulta.
Ficha de Inscrição
POLÍTICA DE CANCELAMENTO
IMPORTANTE: Para reserva da vaga é necessário fazer o pagamento pelo menos da primeira parcela tanto do curso como da hospedagem.
IMPORTANTE: A política de cancelamento das reservas são diretamente com o patrimônio do Matutu
Cancelamentos:
Até 90 dias do início do retiro, reembolso integral retirado custo administrativo de 10%
Até 60 dias do início do retiro, reembolso parcial 70% do valor
Até 30 dias do início do retiro, reembolso parcial 50% do valor
Após esta data não há reembolsos, apenas crédito parcial de 70% para futuros eventos