O que é Yoga?

Você está aqui: Home / O que é Yoga?

Yoga vai muito além de uma prática física!

Yoga é literalmente União, mas na Índia, Yoga pode ter diferentes traduções e interpretações. Em seus primórdios podemos entender Yoga como um “Estilo de Vida” (envolvendo tudo que envolvia a vida, alimentação, comportamento etc…) tudo o que possibilita o apaziguamento da mente para o conhecimento de “Si mesmo”. Já em seu contexto histórico, podemos entender o Yoga hoje como conjuntos de práticas que buscam em sua maioria a integração entre as instâncias do Ser.

O caminho desta integração pela lapidação do corpo em práticas que tem como base especialmente os Ásanas (posturas) e Pránáyámas (controle e expansão da respiração [energia vital]), é o que chamamos de Hatha Yoga.

O Hatha Yoga e suas variantes são o que normalmente conhecemos por “Yoga” no Ocidente, as práticas físicas. As outras vertentes do Yoga apresentam-se classificadas normalmente como Karma Yoga (Yoga da ação), Bhakti Yoga (da Devoção), Jñana Yoga (do conhecimento), Raja Yoga (da Contemplação). Saiba mais clicando em tipos de yoga.

O Yoga também se estende a um caminho de vida que integra diversas instâncias do nosso ser, e, neste sentido, engloba desde a ética, a filosofia, até a alimentação e tudo o mais que fazemos para além da prática formal no tapetinho.

Em meio a inúmeros estilos e variações de Hatha Yoga, existem os métodos derivados dos ensinamentos de Sri Krishnamacharya. Este grande Yogue que desencarnou no fim do século passado aos 101 anos de idade, deixou um vasto legado, não só no campo do Hatha Yoga, como no conhecimento acadêmico, onde foi reconhecido em vários campos da Filosofia Indiana.

Sri Krishnamacharya deixou muitos alunos importantes, que tornaram-se muito conhecidos no ocidente, entre esses estão, BKS Iyengar (seu cunhado), Sri K. Pattabhi Jois, Indra Devi, TKV Desikachar (filho), Rama Swami, AG Mohan entre outros. Um dos seus maiores legados foi a utilização do Vinyasa (“variações dentro de parâmetros específicos”), que inclui firmeza e conforto na postura (Sthira Sukha), respiração Ujjayi, o conceito de Anuloma (inspirar durante movimentos de expansão e expirar durante movimentos de retração) e manter o foco da mente na respiração (Ananta Samapatti).

 

 

 

O Iyengar Yoga e o Ashtanga Vinyasa Yoga são dois dos métodos desenvolvidos por discípulos de Krishnamacharya, respectivamente Patthabi Jois e BKS Iyengar.