Iyengar Yoga

Você está aqui: Home / Nossas Aulas / Iyengar Yoga

O Yoga para todos!

O Iyengar Yoga é um método baseado nos ensinamentos de B.K.S. Iyengar. Seu objetivo era tornar o yoga acessível para qualquer pessoa independente de sua idade e condição física, e por isso desenvolveu acessórios próprios para a prática de yoga chamados “props”.

A utilização dos props permite a adaptação adequada da prática e ao mesmo tempo auxilia o praticante a compreender as sutilezas nos asanas, tornando possível que todos sintam os benefícios das posturas e das técnicas de Yoga.

Os materiais variam desde cadeiras, blocos, cintos, cobertores, koruntas e bolsters.

O método iyengar também distingue-se de outras metodologias em razão do seu foco no alinhamento, na permanência e no sequenciamento das posturas, combinados com uma respiração fluída e equânime.

A prática de Iyengar Yoga permite o desenvolvimento da nossa percepção e da nossa sensibilidade e mostra como um suporte pode nos dar segurança e conforto, nos permitindo ir além dos nossos próprios horizontes.

Aulas de Iyengar Yoga

As aulas são dividas em níveis, ajudando a criar um direcionamento adequado para os alunos.

Todos os níveis de praticantes são bem vindos!

Iyengar I – Indicada para iniciantes. O praticante será introduzido ao método e aprenderá os fundamentos básicos da prática.

Iyengar II – Indicada para praticantes intermediários, com pelo menos 1 ano de prática e experiência nas posturas invertidas.

Iyengar III – Indicada para professores e praticantes experientes, com mais de 3 anos de prática e experiência na prática regular de sirsasana, salambra sarvangasana ou as adaptações necessárias.

Aula restaurativa – Uma aula mais passiva com sequências relaxantes para revitalizar suas energias

Professoras

Renata Ventura

Juliana Ceruti

Joanna Lewicka

Carol Toledo

B.K.S. Iyengar

B.K.S. Iyengar nasceu em 14 de dezembro de 1918, em Bellur, distrito de Kolar, Karnataka, Índia.

Iyengar nasceu em uma família pobre e teve uma infância muito difícil. Perdeu seu pai com apenas nove anos e, durante sua infância, sofreu de malária, tuberculose e febre tifoide. O Yoga transformou a sua vida!

Com 16 anos ele foi introduzido ao Yoga pelo seu Guru, Krishnamacharya, e com o seu incentivo foi enviado para Pune em 1937 para ensinar yoga.

Aos poucos foi percebendo como o yoga poderia ser adaptado para todos os corpos de maneira a gerar os melhores benefícios aos funcionamentos do corpo (sistema digestivo, endócrino, nervoso, etc,) e da mente.

leia mais

Em 1952, Iyengar conheceu o famoso violinista Yehudi Menuhin, que organizou para que ele ministrasse aulas de Yoga no exterior. Esse foi o primeiro contato de muitos ocidentais com o Yoga e pode-se dizer que a popularidade do Yoga no ocidente deve-se em grade parte a B.K.S. Iyengar.

Ensinou diversas figuras mundialmente reconhecidas, dentre elas, a Rainha Elizabeth, a qual foi apresentado em 1958, quando ela já estava com 85 anos.

Além de um praticante devoto, B.K.S. Iyengar foi autor de 14 livros. Em 1966, Luz sobre o Yoga foi publicado, e tornou-se um best-seller internacional, sendo traduzido para 17 idiomas e frequentemente chamado de “Bíblia do Yoga”.

Em 1975, Iyengar inaugurou o Ramamani Iyengar Memorial Yoga Institute em Pune, em memória de sua falecida esposa, Ramamani, com quem casou-se em 1943.

B.K.S. Iyengar faleceu em 20 de agosto de 2014, com 95 anos. Atualmente seus ensinamentos continuam vivos e existem milhares de centros de Iyengar Yoga no mundo. Sua filha Geeta e seu filho Prashant ganharam reconhecimento internacional como professores, mantendo a tradição do método e levando a luz do yoga para todos.

Iyengar Mantra

INVOCAÇÃO À PATANJALI

yogena cittasya padena vācā

mala śarīrasya ca vaidyakena |

yo’pākarotta pravara munī

patañjali prāñjalirānato’smi ||

Por meio do Yoga retira a Impureza da mente, pela gramática a impureza da linguagem

e pela medicina a impureza do corpo físico.

Com as minhas mãos juntas eu respeitosamente reverencio Patanjali.

Aquele que é o maior entre os sábios

leia mais

ābāhu puruākāra

śakhacakrāsi dhāriam |

sahasra śirasa śveta

praamāmi patañjalim ||

Com a parte superior do corpo humano

Carrega a Concha (Som original), o Disco (Infinito) e a Espada (poder do discernimento)

Tendo mil cabeças brilhantes

eu revencio Patanjali

Considerando a interpretação para o o Português, podemos traduzir:

Inclino-me perante o mais nobres dos sábios, Patanjali, que nos deu o yoga para serenidade da mente, a gramática para clareza e pureza da fala, e medicina para saúde perfeita.

Inclino-me diante de Patanjali, encarnação de Adisesa, cujo corpo superior tem forma humana, que segura uma concha (Som original), um disco (Infinito) e a espada (poder do discernimento), que é coroado por uma serpente de mil cabeças.