Ashtanga Krama

Você está aqui: Home / Nossas Aulas / Ashtanga Krama

A gradatividade torna a prática mais segura e eficiente!

Ashtanga significa literalmente 8 membros e refere-se aos oito membros do Yoga CLássico compilado por Patanjali no texto chamado Yoga Sutra.

Krama significa passo, sequência e era uma palavra chave nos ensinamentos de Sri Krishnamacharya, considerado o pai do Yoga moderno.

Continuamos 100% Online! Com exceção das aulas 1 vez por mês presenciais em São Paulo. Para saber mais ou participar das aulas presenciais em são Paulo clique aqui.

O que é?

O Ashtanga Krama é uma leitura respeitosa e gradativa do Ashtanga Vinyasa Yoga por Mario Reinert.

Uma forma de ensinar Yoga respeitando os processos individuais de cada um, adaptando a prática quando é necessário e criando passos para que todos possam praticar.

Como funcionam as aulas?

As aulas funcionam como uma aula particular em grupo. Cada aluno vai aprendendo a sequência de posturas gradativamente com adaptações individuais para suas necessidades. Quanto mais tempo de prática, mais o aluno tem autonomia e o professor passa a fazer apenas correções pontuais e passar novas posturas quando necessário.

Há flexibilidade no horário, pois o professor está na sala virtual das 7 até 9h, orientando cada um em seu momento de prática. Os alunos dentro deste horário podem se juntar à turma, podendo entrar até 8h o que possibilita fazer pelo menos 1h de prática terminando 9h, ou até mesmo fazendo a sequência final sozinho ao término da aula, desde que tenha proficiência para tal.

Há casos de alunos experientes que tem necessidade de começar a prática mais cedo, assim eles começam sozinhos e juntam-se à turma 7h ou 7h15 para receber as correções do professor. Assim mesmo que você precise começar mais cedo ou terminar mais tarde de acordo com seu horário, há sempre essa possibilidade.

Programa da aula:

Claro que o ideal é entrar no iníco da aulas, começamos sempre com uma concentração/meditação das 7 até 7h15 e seguimos com a prática de ásanas preparatórios (cerca de 10 a 15 minutos) e em seguida a prática da sequência do Ashtanga Krama.  Ao final cada um é orientado a fazer sua prática de respiração (Pránáyáma) individualmente. Sempre que o grupo termina sua prática em horário próximo o professor guia um Yoganidrá (Profundo relaxamento) ao final, parte essencial da prática do Yoga. Caso não tenha o relaxamento guiado, cada um faz o seu próprio relaxamento ao final.

Sempre que precisar você pode entrar maias tarde, ou sair antes do horário, basta avisar o professor.

Ashtanga de Patanjali

O Ashtanga Yoga de Patanjali foi encontrado pela primeira vez nos Yoga Sutras de Patanjali, texto que coloca o Yoga entre uma das 6 escolas Clássicas (ortodoxas) da Filosofia Indiana.

Ashtanga, ou Astanga significa 8 membros, são as 8 partes do Yoga no Yoga Clássico, Raja Yoga, que são:

1 –  Yamas = Restrições

1.1  Ahimsa = Não violência

1.2 Satya = Verdade

1.3 Asteya = Não roubar

1.4 Brahmacharya = Contenção

1.5 Aparigraha = Não possessividade

2 – Nyamas = Observâncias

2.1 Saucha (pronuncia-se Xautcha) = Pureza

2.2 Santosha = Contentamento

2.3 Tapas = Disciplina, Ascese, Queimar

2.4 Svadiaya = Auto Estudo, Estudo dos Textos Sagrados

2.5 Ishvarapranidana = Entrega, devoção à Ishvara

3 –  Asanas – Posturas

4 –  Pranayamas – Controle consciente da Respiração e Extensão da Energia Vital

5 –  Pratyahara – Recolhimento dos sentidos

6 – Dharana – Concentração

7 – Dhyana – Meditação

8 –  Samadhi – Contemplação, Êxtase.

Ashtanga Mantra

Sempre iniciamos e finalizamos a prática entonando um mantra.

INVOCAÇÃO À PATANJALI

OM

vande gurūṇāṁ caraṇāravinde
sandarśita svātma sukhāva bodhe |

Eu me prostro aos pés de lótus dos grandes Gurus
Que desvela nosso verdadeiro “Ser” e desperta a felicidade

niḥśreyase jāṅgalikāyamāne
saṁsāra hālāhala mohaśāntyai ||

Como um Shaman na selva ele destrói
a venenosa teia de saṁsāra

ābāhu puruṣākāraṁ
śaṁkhacakrāsi dhāriṇam |

Com a parte superior do corpo humano
Carrega a Concha(Tom original), o Disco(Infinito) e a Espada(poder do discernimento)

sahasra śirasaṁ śvetaṁ
praṇamāmi patañjalim ||

Tendo mil cabeças brilhantes
eu revencio Patanjali

OM

ENCERRAMENTO

OM

svasti-prajā-bhyaḥ pari-pāla-yaṁtāṁ
nyāyena mārgeṇa mahīṁ mahīśāḥ |

Que a prosperidade e o bem-estar sejam glorificados. Que os governantes governem com virtude e justiça.

go-brāhmaṇebhyaḥ śubham-astu nityaṁ
lokāḥ samastāḥ sukhino-bhavaṁtu ||

Que a sabedoria e o conhecimento sejam protegidos. Que todos os seres em todos os lugares sejam felizes e prósperos.

OM

Dicas para a prática

A chave para a prática é a consciência. Procure sentir seu corpo, perceba se o que comeu ou fez durante o dia o faz sentir bem na prática, lembre-se de que mudar seus hábitos só depende de você.

1) Evite praticar de estômago cheio, espere ao menos 3 ou 4 horas depois de uma refeição completa. Se precisar, coma uma torrada com chá ou algo bem leve ao menos 45 minutos ou 1 hora antes. Água ou isotônicos podem ser tomados em pequenas quantidades antes da prática, se necessário. Não beba água durante ou logo depois da prática, a saliva é suficiente para umedecer a garganta. Espere o final do relaxamento para fazê-lo.

2) A bexiga e o intestino devem estar vazios para a prática. As saudações ao Sol, as posturas em pé e as posturas invertidas vão melhorar o funcionamento do intestino. Comer em grande quantidade é um obstáculo para uma prática correta dos asanas e pranayamas.

3) As roupas devem ser confortáveis e elásticas. Bermudas e blusas curtas são melhores para a prática, já que permitem transpirar e verificar o alinhamento exato do corpo. Evite usar: meias, colares, anéis, relógios e outros acessórios durante a prática.

4) Não tenha medo de sentir cansaço, se assim acontecer, pare por um instante,  preste atenção na respiração, retome uma respiração suave, mova-se com mais consciência e estabilidade no baixo-abdômen e sincronize a respiração com o movimento (vinyasa). Assim surgirá em você uma nova energia, eliminando o cansaço e fortalecendo a mente e o corpo.

5) Tônus é diferente de força. Evite usar força desnecessária nas posturas ou nos movimentos, somente tonifique os músculos. Mantenha os músculos da face relaxados, sem demonstrar raiva ou frustração com o próprio corpo.

O Yoga é uma oportunidade de trabalhar as próprias emoções, mais do que negá-las ou projetá-las para o exterior. Gradualmente e inevitavelmente as transformações ocorrem.

Valores

Os valores dependem do plano escolhido e do número de vezes por semana que você escolher praticar. Temos planos de uma, duas e três vezes na semana ou frequência livre para você praticar todos os dias.

Horários

São diversos horários para você praticar conforme a sua disponibilidade. Ao fazer um plano não é necessário definir um dia na semana para praticar, desde que você se mantenha no limite de vezes na semana do seu plano.