Depoimentos

Você está aqui: Home / Namaskara / Depoimentos

Depoimentos de quem conhece o Namaskara

Milhares de pessoas já passaram pelo Namaskara nestes quase 20 anos de história.

Veja abaixo depoimentos de pessoas cujas vidas de alguma forma foram tocadas pela prática do yoga e da meditação e o quanto a prática do Yoga e da Meditação fez e faz diferença em seus caminhos.

Alun@s do Namaskara

Adriana Bomeny

Administradora e mãe de quatro filhos

Para mim, a yoga representa a minha vida. Cada dia um novo começo. O momento em que encontro com a minha casa. Meu corpo. Não saberia viver sem este ensinamento!!!

leia mais

“Comecei a fazer yoga fazem 15 anos. No início minha intenção era procurar uma prática que me forçasse a ter disciplina e principalmente perseverança. Sempre fui uma pessoa com muitas habilidades e por isso tinha o costume de começar muitas coisas e não terminar nada. Antes de escolher a modalidade que segui até hoje, passei por outros professores de Hatha yoga ,mas foi pela Ashtanga que me senti mais atraída. Nunca fui uma pessoa magra e achava que seria muito difícil para mim praticar.

No início tive muitas dificuldades, a prática era diária, me machuquei muitas vezes por ir além do meu limite e aí que entra a importância do professor. Sou uma estudiosa do pensamento oriental e sei da importância de ter um mestre ao nosso lado. Não existe mestre sem aluno!

Eu já tinha 39 anos e não tinha muitas expectativas de desenvolvimento. Achava que meu corpo não conseguiria mudar e que o cansaço que sentia jamais iria cessar. Continuo a fazer Ashtanga até hoje, 3 vezes por semana e sinto que meu corpo continua a se desenvolver. Aprendi a respeitar o tempo dele e aceitar os momentos que preciso ir com mais calma.

Para mim, a yoga representa a minha vida. Cada dia um novo começo. O momento em que encontro com a minha casa. Meu corpo. Não saberia viver sem este ensinamento!!! Agradeço com carinho, pelo Mário ter a paciência de me aguentar por todos estes anos e tenho certeza que contribuí para ele ser este professor atencioso e preocupado como ele é!”

Fernanda Martin

Professora de Yoga e Psicóloga

Tenho um profundo respeito e uma grande admiração pelo professor Mário! Ele tem muita sabedoria e conhecimento e transmite o que sabe com humildade e de maneira amorosa.

leia mais

Olá! Eu sou a Fernanda Ramos e há mais de dez anos sou professora de Yoga.

Conheci o Namaskara e o professor Mário Reinert há quase seis anos atrás quando minha irmã participou de um retiro de silêncio organizado pelo professor e sua esposa, Renata Ventura.

Quando ela voltou, comentou que era um espaço muito perto da minha casa e que eu tinha que conhecer! Na mesma semana, uma grande amiga também comentou sobre o mesmo lugar e não tive dúvidas que iria lá conhecer o espaço.

Fiquei muito feliz em conhecer o local (um Oásis em SP), com jardim interno, bananeiras, azulejos com figuras indianas. Simplesmente amei!

Fiz uma aula para conhecer as técnicas ensinadas tanto pela Renata quanto pelo professor Mário e lá se vão quase seis anos!

Tenho um profundo respeito e uma grande admiração pelo professor Mário! Ele tem muita sabedoria e conhecimento e transmite o que sabe com humildade e de maneira amorosa.

Fiz o curso de Aprofundamento, os cursos de meditação e aulas de pranayamas ministradas no Namaskara e hoje sinto que sou uma professora melhor. Faço uso dos aprendizados que tive, não só das aulas, mas também dos estágios e das aulas que tive o privilégio e a alegria de ministrar no Namaskara.

Hoje, percebo o quão importante é adaptar a prática ao aluno e não o contrário. E que Yoga é para todos, independente da condição física, da idade e de qualquer característica que nos difere como indivíduos que somos.

Atualmente com as aulas online, pude aprender como aluna e professora que é possível, através da observação e das correções orais, que o aluno se desenvolva e avance na sua prática pessoal.

Para o professor também foi um grande aprendizado ao descobrir uma nova forma de ministrar aulas. Para mim, esse período de mudanças foi fundamental para praticar o desapego de hábitos antigos e olhar o novo sem aversão e sim, com amor.

Kelly Biondo

Professora de Yoga

Começar a praticar Yoga no Namaskara foi um divisor de águas na minha vida!

leia mais

Lá em 2010 eu conheci o estúdio e as aulas da Renata. Logo no começo intensifiquei minhas práticas e comecei a me interessar profundamente pela filosofia e estilo de vida, sendo guiada por uma professora que lindamente serviu de exemplo pra eu caminhar mais intensamente neste universo do Yoga.

Não demorou muito até que eu comecei a frequentar todos os retiros com a Renata e com o Mario e no Matutu, em 2012, no meio de uma trilha incrível naquela natureza exuberante, soube que eles dariam um curso de aprofundamento. E ali já me decidi: vou fazer este curso e mergulhar ainda mais neste universo.

E assim foi, participei da primeira turma do curso, 2013/14, logo comecei a dar aulas no Namaskara e a minha vida se transformou. Abandonei a vida profissional que eu tinha e me dedico, desde então, exclusivamente a ensinar Yoga.

Nessa jornada me certifiquei em Iyengar Yoga, fui pra Índia estudar com a família Iyengar e continuo nesta busca, sem fim, de aprender e me aprofundar nesse caminho iluminado. A Renata e o Namaskara são partes da minha vida, da minha história, e não cabem palavras que expressem toda minha gratidão. Em São Paulo, na Bahia, ou em qualquer parte do mundo, sigo o trabalho íntegro desse casal, que com humildade e respeito levam o Yoga para tantas pessoas. Namaste

Curso de Aprofundamento em Iyengar Yoga com Renata Ventura

Bianca Fernandes

Ah, o Curso de Aprofundamento com Renata… Difícil achar palavras para descrever esse mergulho profundo no mundo do Iyengar Yoga e no meu mundo interior.

leia mais

A Renata vive com intensidade e profundidade os ensinamentos do Guruji, o que faz dela uma das melhores professoras de Iyengar que já tive (e foram vários!). Seu dom é conseguir ensinar com sutileza e leveza ímpar, corrigir e explicar de forma precisa, mesmo nas aulas online.

Seu conhecimento vai muito além dos ásanas em si… Consegue explicar e mostrar a importância dos pranayamas e da prática restaurativa. Traz a ciência da fisiologia do corpo para explicar como melhor praticar os ásanas e a ciência do cérebro para mostrar como tudo está interligado.

E como mulher, me ensinou como respeitar nosso ciclo, nossos hormônios e nossa feminilidade.

Curso mais que especial! Seria incrível se todos os praticantes de Iyengar pudessem ter a oportunidade de fazê-lo.

Luz no yoga, luz na vida, títulos de alguns dos livros de Guruji, mas que para mim também refletem o que o curso da Rê me proporcionou… Luz no meu eu!

Heloisa Canassa

O curso de Aprofundamento em Iyengar Yoga com Renata Ventura é uma rica oportunidade para avançar em nosso conhecimento e nossa prática.

leia mais

Ele é desenhado para que possamos evoluir independente do ponto onde cada um está, e não há limitação por nível de conhecimento e experiência.

A partir de nossa bagagem, Renata nos direciona a caminhar um pouco mais fundo, reconhecendo espaços internos e a fluidez de nossos tecidos e a resiliência e sagacidade de nossa mente, em um caminho sem volta. É nítida, gratificante e estimulante a percepção que temos de nosso corpo, nossa prática e nossa conexão com a riqueza do yoga ao fim dos dez módulos.

Seguir este caminho do aprendizado sob a condução da Renata é especial pela generosidade, doçura, complexidade e detalhamento com que ela compartilha os conhecimentos.

É uma jornada tão enriquecedora que nos convida a continuar.

Curso de Aprofundamento em Yoga com Mario Reinert

Camila Carnicelli

Eu, depois de muitos anos de yoga, consegui finalmente fazer o lótus, o que demonstra que tenho feito um trabalho diferenciado na abertura do quadril.

leia mais

Em 2021 comecei o curso de aprofundamento em Yoga do Prof. Mario Reinert e tem sido para mim um caminho muito rico no yoga.

O curso tem como base prática o Ashtanga Vinyasa Yoga, método que eu já pratico há mais de 6 anos, mas pela primeira vez percebo uma atenção diferenciada ao método, adaptada às dificuldades de cada um. A ideia do Krama, passo-a-passo, é muito importante, porque te ajuda a lapidar a sua prática, criando etapas que te preparam para determinados
ásanas.

Eu, depois de muitos anos de yoga, consegui finalmente fazer o lótus, o que demonstra que tenho feito um trabalho diferenciado na abertura do quadril.

Enfim, recomendo vivamente a quem quiser mergulhar fundo no yoga.

É muito gratificante perceber a evolução na prática mesmo a distância, eu moro em Portugal, acompanho o curso online e super funciona. Estou muito feliz por trilhar essa jornada e muito grata por ter como mestre uma pessoa com a experiência do Mario, que tem um conhecimento inacreditável na prática e na filosofia. Obrigada Mario, por tanto!

Anna Maria Antunes

Os preparatórios das posturas são incríveis! Aprimorei o meu Urdhuva Danurasana e a sequência de posturas para abertura pélvica me fez conquistar o Padmasana, algo que, até então, considerava impossível!

leia mais

Pratico yoga desde 2010 e, no ano passado, 2021, iniciei o Curso de Aprofundamento em Yoga com o Prof. Mario Reinert.

A escolha foi acertada, pois o curso é diferenciado. O Prof. Mario tem uma excelente didática.

Os Yoga Sutras foram ensinados de uma forma interessante e de fácil compreensão, o que tornou possível a aplicação, desse precioso conhecimento, no meu dia a dia, o que está sendo fundamental no meu processo de autoconhecimento.

A prática é baseada no Astanga Vinyasa Yoga, sendo que as posturas são construídas, observado o passo a passo (krama), sempre dentro das possibilidades e particularidades do corpo de cada aluno.

Os preparatórios das posturas são incríveis! Aprimorei o meu Urdhuva Danurasana e a sequência de posturas para abertura pélvica me fez conquistar o Padmasana, algo que, até então, considerava impossível!

Outro ponto alto do Curso é a parte de “Ajustes” das posturas. É muito legal.

Resumindo, estou feliz e motivada, adorando o curso, que está sendo muito importante no meu caminho do Yoga.

Super recomendo!