Curso de Meditação e Redução de Estresse

Você está aqui: Home / Meditação / Curso de Meditação e Redução de Estresse

Meditar é a melhor forma de reduzir o estresse!

O Curso de Meditação e Redução de Estresse acontecerá pelo Zoom, online!

Nossas últimas edições também aconteceram pelo Zoom e o resultado foi excepcional, tendo uma frequência ainda maior que o presencial e pelos depoimentos foi de grande valia no momento da Pandemia, ajudando as pessoas a enfrentarem melhor o momento difícil que todos estamos vivendo.

Um grande amigo citava sempre um provérbio grego, “começar já é metade de toda ação”. Muito se fala em meditação e seus benefícios, mas sempre há tanto a fazer que deixamos de lado o que realmente pode mudar nossas vidas. Porque não começar a meditar?

Sobre a meditação

A função primordial da meditação é o autoconhecimento, é uma maneira direta de conhecer profundamente a si mesmo.

A meditação tem ocupado grande espaço na mídia e nas pesquisas científicas, pois os resultados apresentados com o treinamento meditativo são surpreendentes.

Além de benefícios físicos, como baixa de pressão arterial, controle de doenças psicossomáticas, diminuição de dores crônicas, ela propicia também a melhora do funcionamento do cérebro, proporcionando melhor capacidade de concentração e relaxamento, o que pode melhorar a qualidade do sono, rendimento escolar e no trabalho, entre outras funções.

A palavra meditação vem do latim meditare, que significa “voltar-se para o centro no sentido de desligar-se do mundo exterior” e “voltar a atenção para dentro de si”. Em sânscrito, é chamada dhyana e é obtida pelas técnicas de dharana (concentração). Na língua chinesa, dhyana tornou-se Ch’anna, termo que sofreu uma contração e tornou-se Ch’an (Zen, em japonês). Em páli, é jhana. Significa “concentrar intensamente o espírito em algo”. (wikipedia)

Proposta do curso

Serão sete encontros semanais onde teremos meditações e técnicas de relaxamento. Além disso trabalharemos conceitos de mindfulness (atenção plena) e uma nova perspectiva de lidar com problemas e dificuldades do dia a dia.

Uma das maiores dificuldades dos cursos de meditação é a continuidade do treinamento, por isso teremos as principais técnicas gravadas para execução em casa e um programa bem definido com os exercícios a fazer em casa.

Depoimentos

Em pouco tempo já pude perceber uma melhora na minha forma de lidar com meus problemas, consegui me manter mais calma durante a pandemia

leia mais

Acredito que o curso não poderia ter acontecido em melhor época: bem no meio da pandemia do coronavírus, em 2020. Fiz apenas uma aula presencial e na segunda já estávamos fazendo online, o que não atrapalhou em nada, pois o Mario conseguiu conduzir muito bem as aulas online, passar o conhecimento necessário e compartilhar todo o seu conhecimento e sabedoria com os alunos.

Confesso que nas primeiras semanas estava meio confusa sobre a meditação, sobre os benefícios da meditação para mim e se estava fazendo tudo certo… mas conforme os dias foram passando, as aulas foram acontecendo e eu fui me entregando cada vez mais à meditação, tudo foi ficando mais claro. Em pouco tempo já pude perceber uma melhora na minha forma de lidar com meus problemas, consegui me manter mais calma durante a pandemia (e confesso que não foi nada fácil, pois eu realmente surtei) comecei a perceber que buscava a meditação também como uma válvula de escape, notei também que a forma como eu lido com o meu namorado mudou (nós moramos juntos e estamos em isolamento há muito tempo) e além disso, comecei a ser mais compreensiva com as pessoas ao meu redor de modo geral, e não só com quem eu conheço, mas também quem eu nunca vi antes. Acredito que todas as pessoas, pelo menos 1x na vida, deveriam ter a experiência de meditar.

Mas meditar de verdade, se entregar a essa prática, mesmo que não continuem depois (o que eu acho impossível, porque uma vez que você se entrega à meditação e começa a sentir os benefícios dela, você não vai mais querer largar), porque a meditação, definitivamente, está sendo um divisor de águas na minha vida. E me faz tão bem, me trás tantos benefícios, que além de continuar praticando após o término do curso, vou fazer o curso intermediário para me aprofundar ainda mais.

Em um mês de curso e prática regular fiquei mais calma, melhorei meu relacionamento com meus familiares, fiquei mais focada nas atividades diárias (evitando até o furto da minha bolsa em um restaurante!) e principalmente em mim mesma.

leia mais

O curso abrange história, biologia, ciência, psicologia, filosofia, despertando algo tão simples e ao mesmo tempo tão benéfico para nossa mente, saúde e bem estar, através de técnicas, vivências e apoio ao grupo. É um investimento para a vida !

Mesmo sabendo dos benefícios científicos da meditação que são cada vez mais divulgados na mídia, sempre achava uma perda de tempo ficar parado meditando, pensando em nada… Até que o “cosmos” conspirou a meu favor e ganhei o curso de Meditação e Redução de Estresse do Namaskara no concurso da Ekomat. Aprendi técnicas, o que pensar ao meditar, acompanhado de áudios para praticar em casa, criando o hábito gradativamente.

Os encontros em grupo foram extremamente importantes e enriquecedores para a troca de experiências, dúvidas, dificuldades, ajudando a incluir este hábito na estressante rotina.

Em um mês de curso e prática regular fiquei mais calma, melhorei meu relacionamento com meus familiares, fiquei mais focada nas atividades diárias (evitando até o furto da minha bolsa em um restaurante!) e principalmente em mim mesma.

Há ainda um longo caminho pela frente, confesso que há dias que não consigo incluir a prática na rotina, às vezes é incômoda, mas o depois traz uma sensação tão boa e única que vale cada minuto de prática!

Dúvidas frequentes

1) O que é Meditar afinal de contas, é não pensar em nada? Será que é perda de tempo?

Meditar é o treinamento sistemático da atenção, quando conseguimos direcionar nossa atenção e nos concentrar no momento presente conseguimos apaziguar nossos pensamentos. Não é preciso parar de pensar, mas apenas perceber os pensamentos e não criar identificação com eles. Isso traz uma grande tranquilidade que se reflete num ganho de saúde, qualidade de vida e produtividade. Consequentemente ganhamos mais tempo meditando do que gastamos no processo.

2) Há algum fundamento religioso na meditação ou neste curso?

Não, este é um curso laico que pode ser feito por pessoas de qualquer religião. A meditação não é religiosa em si, é uma ferramenta de autoconhecimento e por isso pode ser apoio de qualquer busca sendo ela religiosa ou não.

>> Veja todas as respostas para dúvidas frequentes

Datas e horários

MARÇO E ABRIL DE 2022 – Início QUINTA,  17 de MARÇO DE 2022!

Encontros uma vez por semana às quintas-feiras das 19:30 até 21:00, on-line via zoom

MAR – 17, 24, 31

ABR – 07, 11 (SEG), 18 (SEG), 28

CASO VOCÊ NÃO POSSA PARTICIPAR DE TODOS OS ENCONTROS NÃO HÁ PROBLEMAS, POIS VOCÊ RECEBE TODAS AS SEMANAS AS TÉCNICAS GRAVADAS PARA PRATICAR.

Para quem é

Para você que quer iniciar ou aprofundar num caminho de meditação.

Para quem precisa reduzir o estresse.

Para quem busca uma vida mais harmônica e equilibrada.

Para quem deseja se conhecer melhor.

Para você que busca uma nova perspectiva de saúde tirando o foco da doença.

Para você que sofre de dores crônicas, ou doenças autoimunes.

Para você que quer apenas melhorar sua qualidade de vida.

Material incluso no curso

Material: Haverá um material de apoio às aulas, gravações dos áudios das técnicas e fichas dos exercícios para serem feitos em casa.

Dedicação necessária

Além dos encontros, será necessária a alocação de 20 a 50 minutos diários para fazer as técnicas e conseguir perceber os resultados. Isto é o mais importante, a manutenção diária dos exercícios.

Sobre o professor

Minha história com o Yoga começou para curar uma tendinite pelo uso do computador, LER ou DORT, que me afastou do meu trabalho em 1999. A partir deste momento a prática diária começou a fazer parte do meu dia a dia. Foi como consequência natural do desenvolvimento do Yoga que minha prática de meditação constante começou em 2003.

Dois anos depois eu estava na Índia, onde comecei com a meditação Vipassana, da qual fui fiel praticante por anos a fio. Desde então tive experiências de diferentes técnicas de meditação e pranayamas (respiração) que fazem parte de minha rotina de práticas até hoje. É esta experiência que associa meditação mindfulness, técnicas de meditação do yoga e técnicas de respiração que utilizaremos em nosso curso.

Mario Reinert que é também Professor Certificado do programa CULTIVATING EMOCIONAL BALANCE – CEB pelo SANTA BARBARA INSTITUTE FOR CONSCIOUSNESS STUDIES (USA/CALIFÓRNIA).

Valores e inscrição

Para se inscrever confira os valores abaixo, preencha a ficha de inscrição e entre em contato com o Namaskara:

>>Clique aqui para preencher a ficha de inscrição

leia mais

LANÇAMENTO ATÉ 28/01

Vista = R$495,00

Ou em até 3x sem juros

ATÉ 21/02

Vista = R$555,00

Ou em até 3x sem juros

APÓS 07/03

Vista = R$570,00

Ou em até 3x sem juros

FORMAS DE PAGAMENTO

Pagamentos à vista ou parcelados podem ser feitos no cartão direto pelos links acima.

Pagamentos à vista podem ser feitos via transferência bancária ou no cartão direto pelos links acima.

Política de Cancelamentos:

Até 60 dias antes do início do curso, reembolso parcial 90% do valor total do curso, ou 100% em créditos para o próximo curso.

Até 30 dias antes do início do curso, reembolso parcial de 80% do valor total, ou 100% em créditos para o próximo curso.

Após 30 dias antes do início do curso, reembolso parcial de 70% do valor total, ou 100% em créditos para o próximo curso.

Após início do curso não há reembolsos, apenas a possibilidade fazer as aula perdidas num próximo curso.

O prazo para devolução dos valores é de 30 dias.