Você está aqui: Home / Eventos / Jornada Tempo Para Mulheres

A Jornada Tempo para Mulheres (TPM) é o resultado de anos de busca e compreensão interna sobre o universo feminino. Seu objetivo é oferecer uma colcha bordada de saberes atuais e ancestrais que tecem cada fase da vida da mulher.

O Yoga será o fio condutor desta jornada e uma das nossas principais ferramentas para o autoconhecimento. Trabalharemos com o Iyengar Yoga criado por Guruji B.K.S. Iyengar e aprimorado pela vivência e olhar preciso da sua filha, Geeta Iyengar. A partir do seu aprimoramento no método foram desenvolvidas diversas adaptações na prática de yoga, iluminando o caminho de milhares de mulheres no mundo. Veremos como no Iyengar Yoga existem práticas destinadas para cada fase da mulher, desde a menarca até a menopausa.

Nesta jornada, costuraremos temas que conversam entre si e que se complementam, tecendo a grande colcha de diferentes aspectos que é ser Mulher.

É um convite de empoderamento e autocuidado a partir da potência do universo feminino, onde juntamos diversos saberes que despertam a sabedoria da mulher para a sua saúde, sexualidade, autocuidado e ancestralidade.

Venha partilhar desta Jornada de despertar do auto conhecimento,

Da saúde,

Da feminilidade,

Da sexualidade,

Da mulher medicina,

Da mulher sábia, guerreira e selvagem.

Para tornar esta jornada possível, Renata Ventura, idealizadora do Tempo para Mulheres, convidou mulheres incríveis para dividir suas alquimias, suas dores e alegrias, seus saberes, suas experiências e paixões que despertam a sabedoria genuína da mulher.

  • Aulas e rodas de Iyengar Yoga para saúde da mulher da menarca a menopausa com Renata Ventura, prof. Sênior de Iyengar Yoga e diretora do Namaskara Yoga;
  • Alimentação para mulheres com a mestra em nutrição, chef de cozinha, apresentadora e escritora, Bela Gil;
  • Palestra “Ciclos femininos: como observar e se conhecer; humores do ciclo e encontro com o prazer” com a médica ginecologista obstetra Betina Abs da Cruz;
  • Menopausa sob o olhar da ginecologia natural com a médica ginecologista Bel Saide;
  • Aula de períneo saudável com a fisioterapeuta perineal Liris Wuo;
  • Palestra hormônios ativos e equilibrados dos 35 aos 80 anos com Lúcia Sandri, terapeuta hormonal, prof. de yoga hormonal e psicanalista transpessoal;
  • Aula de anatomia da pelve feminina com a fisioterapeuta e professora de Iyengar Yoga Fernanda Zornoff;
  • Vivência “a potência da cura a partir da Alquimia das ervas” com Marina Athanas, professora de Iyengar Yoga e alquimista;
  • Roda de mães: Maternidade consciente, com Lian Tai, doutora em comunicação social, atriz, escritora e criadora do Podcast Maternidade de Guerrilha;
  • Prática Pelvika – ancorar a si no rebolado com Thiane Nascimento, educadora pélvica, artista do corpo e idealizadora do projeto Pelvika
  • Ayurveda de bem viver com Sabrina Alves, profa. e terapeuta em Ayurveda do Naradeva Shala e Dra. e pesquisadora de gênero e sexualidade nos cânones do Ayurveda;
  • Vivência de auto massagem com Adriana Fischer, terapeuta Ayurvédica;
  • Debate Violência contra a mulher – um olhar sistêmico com Shakti Leal, professora de Iyengar Yoga e ativista da violência contra a mulher;
  • Um bate papo com o tema “A Saúde da Mulher tem cor?” com Luciana Gomes, empreendedora, professora de yoga e fundadora do Inspire Yoga Sp;
  • Cerimônia do Chá com a Sommeliére de chás e herbalista Claudia Gomes.

Vamos respirar juntas, trocar experiências, nos apoiar e nos nutrir de conhecimentos que podem transformar sua maneira de se cuidar, sua saúde, suas relações e maneira de encarar o mundo ao seu redor.

 

“Uma mulher em harmonia com seu espírito é como um rio fluindo. Ela vai onde vai
sem pretensão e chega ao seu destino para ser ela mesma e somente ela mesma.”
Maya Angelou

 

 

Renata Ventura

Professora de Iyengar Yoga e idealizadora do Projeto Tempo para Mulheres

biografia

Meu caminho de vida é o Yoga, pratico há 24 anos e sempre busquei a saúde do corpo, da mente e espírito femininos. O Bhakti Yoga (Yoga da devoção) chegou desde o início, ensinando humildade e respeito por todos os seres.

Me encantei muito cedo pela prática do Iyengar Yoga e desde então me dediquei de corpo e alma a este método, no qual possuo a certificação nível III pelo RIMYI, Índia. Também coordenei o Comitê de treinamento e Formação de Professores da Associação Brasileira de Iyengar Yoga (ABIY) e ministro cursos de Aprofundamento e mentoria em Iyengar Yoga, além de workhops pelo Brasil.

Nesse caminho pude praticar Iyengar yoga durante diferentes fases da minha vida, como na gestação de meus dois filhos, ambos nascidos de parto normal humanizados, o primeiro hospitalar e o segundo na banheira de casa. Durante todo esse tempo, pude partilhar o yoga com centenas de mulheres, cada qual em sua fase e com suas particularidades.

Participei de diversos cursos de Iyengar Yoga sobre menstruação, gestação e menopausa com referências internacionais tais como Corine Biria (França), Lois Steinberg (EUA), Bobby Clennell(EUA) entre outras. Como terapeuta Ayurvédica, em 2010 participei do Curso Avançado de Āyurveda para Mulheres com a presença do Dr. Robert Svoboda e Dra. Claudia Welch (EUA), que foi um divisor de aguas nos meus cuidados com a rotina diária feminina.

Em 2020, diante da gestação da minha irmã e da busca de ampliar os saberes de apoio às mulheres, também me tornei doula pelo Gama Maternidade Ativa.
Minha vontade em desenvolver um curso para mulheres veio antes mesmo da minha primeira gestação, há mais de 10 anos. Tive meu segundo filho aos 40 anos e apenas agora que ele irá completar 4 anos, e que me sinto próxima da menopausa, este curso tomou forma de uma Jornada para abarcar todos os saberes que eu gostaria de partilhar e receber.

Instagram: @renataventura.iyengaryoga

 

Bela Gil

Alimentação para mulheres

biografia

Bela Gil é chef, nutricionista, ativista de alimentos e autora de 5 livros best sellers no Brasil. Mestra em Gastronomia pela Universidade de Ciências Gastronômicas da Itália (Unisg). É formada em nutrição pela Hunter College e tem diploma em arte culinária pelo Natural Gourmet Institute, ambos em Nova York. Atualmente, é vice-presidente do Instituto Brasil Orgânico (IBO). Ela também é apresentadora de um programa de culinária, em que visita pequenas fazendas orgânicas, ensina os princípios da agroecologia e cozinha com agricultores e celebridades. A Bela tem como objetivo informar e conscientizar o seu público sobre a importância da culinária saudável, buscando o equilibro entre a vida humana e o Planeta.

Bela Gil é mestra em Ciências Gastronômicas, formada em Nutrição, chef de cozinha natural, escritora e apresentadora. É vice-presidente do recém-criado Instituto Brasil Orgânico (IBO). Defensora do consumo consciente, da comida de verdade, da agricultura familiar, da produção orgânica e de base agroecológica.

Instagram: @belagil

 

Betina Abs da Cruz

Ciclos femininos: como observar e se conhecer; humores do ciclo e encontro com o prazer

biografia

Médica ginecologista obstetra homeopata e acupunturista. Quando cursava o primeiro ano da faculdade de medicina, grávida do meu primeiro filho, fui levada a uma cesárea desnecessária. Essa experiência traumática me mostrou como as mulheres são transformadas em objetos de manipulação da medicina tecnicista, autoritária e muitas vezes abusiva. Mais experiente, na segunda e terceira gestação encontrei outros caminhos de assistência onde pude viver as mais lindas e transformadoras experiências de parir.

Sensibilizada por boas e más vivencias de parto, me motivei a conscientizar as mulheres sobre essa realidade e também  para que se conheçam mais profundamente. Proporciono espaços acolhedores, tanto física quanto emocionalmente, onde o nascimento acontece de forma simples, respeitosa, segura e livre.

Instagram: @betinaobstetra e @caza_da_vila

 

Bel Saide

Menopausa sob o olhar da ginecologia natural

biografia

Médica ginecologista e obstetra, Bel Saide é referência em Ginecologia Natural no Brasil por praticar e ensinar técnicas e tratamentos que vão na contramão da indústria farmacêutica, amparados em ervas, autoconhecimento e equilíbrio entre corpo, mente e espírito.

Instagram: @ginecologianatural

Visite o site e saiba mais

 

Liris Wo

Períneo saudável

biografia

Fisioterapeuta UMC (2000)

Especialização – Mestrado – UNIFESP-EPM

Colaboradora no setor de Algia Pélvica e

Ginecologia do Esporte – UNIFESP-EPM

Formação em Cadeias musculares, liberação miofascial, Pilates, Método Hipopressivo, Periparto com Marcel Caufriez e Fascial Fitness

Visite o site e saiba mais

Instagram: @cinesiopelvica

 

Lucia Sandri

Hormônios ativos e equilibrados dos 35 aos 80 anos

biografia

Iniciei a prática de Yoga aos 14 anos (Hatha Yoga), com o Prof. Hermógenes e aos 20 anos, comecei meu trabalho como Profª de Yoga para crianças, adolescentes e adultos. Em 1.990 fui fazer aperfeiçoamento no exterior, (Europa e Estados Unidos). Em 1.996, durante uma viagem à Índia, ampliei e expandi meus conhecimentos e minha paixão por Yoga. Em 1.998 conheci a Profª Dinah Rodrigues e fiz com ela, o curso de Yogaterapia hormonal. A partir daí, iniciei uma total mudança em minha vida na Yoga, mergulhei de cabeça nessa técnica. Fiz várias atualizações, sempre visando me aperfeiçoar. Logo criei um material, agregando aprendizados, fui praticando e lecionando, tendo bons resultados para mim e minhas alunas.

Eu nem percebi minha menopausa, pois praticava muito. Aos 55 anos, o único sinal que devia estar entrando na menopausa foi um sonho que tive, onde eu amamentava cinco bebes em cada mama. Depois do sonho, como psicanalista que sou, avaliei e interpretei que estava entrando na menopausa e me despedindo dessa fase de mulher.

Hoje, aos 73 anos de idade, pratico a Yoga Terapia Hormonal, 2 a 3 vezes por semana, faço musculação e caminho todos os dias, pelo menos por ½ hora. Manter minha energia ativa e meus hormônios em equilíbrio é um desafio saudável.

Visite o site e saiba mais!

Instagram: @yogahormonal

 

Fernanda Zornoff

Anatomia da pelve feminina

biografia

Minha força e alegria vem do encontro e reconhecimento da minha essência divina, da sensação mais bonita do ser de verdade, vem da Meditação e da Yoga que fazem parte da minha minha há mais de 25 anos.

Sou Fisioterapeuta apaixonada pela observação, pelo movimento, pelo cuidar e servir ao outro. Mãe do João e da Lia experimentei na maternidade a plenitude. Praticante e professora de Iyengar Yoga, ensino Anatomia, Biomecânica e Fisiologia o tempo todo como forma de educação e reconhecimento do próprio corpo e, ao longo das formações de professores de Yoga e Fisioterapeutas.

Sempre fui uma buscadora da Vida e investigadora do corpo humano e suas conexões entre o corpo físico e sútil, da ciência e experiências.

Ao longo dos anos somei formações com as minhas paixões que me fizessem evoluir nas relações e prática clínica . Me tornei especialista em Piscina Terapêutica, Watsu III, Healing Dance, Water Dance, Em RPG, Maitland, Osteopatia craniana e Visceral, Liberação Miofascial, Craniosacral, PRT, em Thai Massagem e Massagem Integrativa. Fiz Pós Graduação em Acupuntura e Sou Terapeuta de Leitura Biológica/ Nova Medicina Germânica.

Continuo encantada à integrar complexidade do ser humano e ajudar a trazer saúde, clareza e consciência sobre quem somos.

 

Marina Athanas

A potência da cura a partir da alquimia das ervas

biografia

Marina é brasileira e foi educada pelo método Waldorf, se direcionando em busca da evolução pessoal e espiritual desde cedo. Logo aos 17 anos se apaixonou pelo yoga e nunca mais largou. Passou algumas temporadas na Índia, estudou com renomados professores, foi fundadora do Studio Iyengar Yoga em São Paulo, onde praticou e ensinou por muitos anos.

Suas práticas e incansável pesquisa em yoga e outras formas de cura, como anatomia emocional, xamanismo, aromaterapia e ayurveda, a levaram até o estudo sutil e profundo das plantas, mergulhando em cosmética natural e ervaria, a medicina das plantas. Junto ao caminho do yoga, nasceu o Athanas Botânica.

Surfista e apaixonada por mato e praia, mora com a família em Itamambuca, litoral de São Paulo, onde desenvolve seus trabalhos de cura, yoga e alquimias.

Instagram: @marinathanas

 

Lian Tai

Roda de mães: Maternidade Consciente

biografia

Lian Tai é doutora em Comunicação Social pela UFF, atriz e escritora. Participou da fundação do coletivo de poesia “Slam das Minas RJ”, em que atua como poeta e produtora audiovisual. Mãe da Paz, é também criadora do podcast “Maternidade de Guerrilha”, além de autora do livro “Crônicas de Varanasi”, escrito na cidade indiana durante sua pesquisa de doutorado.

Instagram: @liantai

Podcast Maternidade de Guerrilha

 

Thiane Nascimento

Prática Pelvika – ancorar a si no rebolado

biografia

Educadora pélvica, artista do corpo e idealizadora do Projeto Pelvika.

Thiane Nascimento, 39 anos é baiana, mãe e libriana.

Num cruzamento entre minha trajetória como mulher, artista do corpo e educadora, a pélvis se tornou um ponto sensível na minha visão de mundo, o que culminou no nascimento do Projeto Pelvika – onde convido participantes a descolonizarem e ressignificarem tensões encarnadas nesta região.

Tenho me dedicado a criar uma metodologia que integre minha experiência artística pedagógica, a educação somática, princípios do aikido, práticas de cura, autocuidado e estudos decoloniais para cocriamos juntos nossos saberes pélvicos.

Instagram: @pelvika

 

Sabrina Alves

Ayurveda de bem viver

biografia

Dra. na área de Ciência da Religião pela PUC/SP com enfoque em gênero, religião e decolonização. Com a pesquisa mais recente em Gênero, Sexualidade e decolonialidade nos Textos Clássicos do Āyurveda em observância da sua prática atual na diáspora Índia-Brasil.

Formada em Āyurveda pela Escola Latino-Americana de Āyurveda e Instituto de Cultura Hindu Naradeva Shala, desde 2006; Participou de Cursos Avançados e de Especialização na Índia no AVP – The Arya Vaidya Pharmacy; Desenvolve há mais de 15 anos trabalho com sexualidade e pesquisas na área e gênero no Āyurveda.

Desde 2008 desenvolveu com a Dra Brenda Kalil (in memoriam) uma abordagem e trabalho específico de Āyurveda para mulheres com atendimentos, workshops e vivências com a proposta de promover a autogestão ginecológica; Realiza um estudo profundo sobre Ahara (alimentação) com base nos princípios do Āyurveda e a alimentação natural com enfoque nas tradições alimentares locais do Brasil, usando como base o Guia Alimentar Brasileiro.

Coordenou em 2010 o Curso Avançado de Āyurveda para Mulheres com a presença do Dr. Robert Svoboda e Dra. Claudia Welch, com os quais mantém constante contato de aprendizado e parceria; coordena os cursos de Pós-gradução em Āyurveda no Instituto Naradeva Shala, o Curso Semipresencial de Formação em Āyurveda, onde também faz parte do corpo docente.

Atualmente desenvolve atendimentos com enfoque em um Āyurveda revisitado, feminista, decolonial e de Bem Viver para mulheres cisgênero e transgênero, homens transgêneros, pessoas binárias e agenêres.

Instagram: @sabrinalves

 

Adriana Fischer

Vivência de automassagem

biografia

É terapeuta corporal há 20 anos; explorou diversos caminhos, e após muitas formações em terapias naturais, tem dedicado seus últimos 18 anos aos estudos do Ayurveda.

Também é prof. certificada internacionalmente, pelo RIMYI, em Iyengar Yoga.

Por conta da demanda dos seus alunos de Yoga, dedicou- se as massagens e outros tratamentos ayurvédicos.

Foi co- diretora do Delphas- Centro de Terapias  Naturais, em Piracicaba (sua cidade natal); atuou como terapeuta  ayurvedica em SP no estúdio Yoga Flow, e também em Toronto/ Canadá.

Em 2009/2010 esteve na Índia estudando, com professores renomados, Ayurveda, as famosas massagens de Kerala, e Iyengar Yoga.

Acredita que ayurveda e yoga, por serem ciências irmãs, devem ser praticadas respeitando a constituição individual de cada um, tanto física, quanto psicologicamente para o atingir o nosso potencial de saúde no corpo, mente e espírito.

Instagram: @drifischer

 

Shakti Leal

Violência contra mulher – um olhar sistêmico

biografia

Praticante de yoga e meditação desde 1999 quando foi iniciada nos ensinamentos do mestre indiano Srii Srii Anandamurti, fundador da Ananda Marga, organização sócio-espiritual atuante em diversos países. Praticante de Iyengar Yoga desde 2003, professora certificada nível 2. Depois de alguns anos trabalhando como professora e coordenadora do Espaço Nirvana idealizou e fundou A Árvore, projeto pessoal onde desenvolve aulas regulares presenciais e on line, oficinas, aulas especiais, o curso de aprofundamento Andanças e projeto de aulas regulares para movimentos sociais em Duque de Caxias (Yoga Movimenta). Mantém suas prática e estudos regulares com a professora sênior Renata Ventura, participa de cursos, conferências e práticas com professoras e professores certificades pois acredita no aprofundamento da tradição do Iyengar Yoga.

Seu trabalho se desenvolve na crença do yoga como instrumento para desenvolvimento individual através de auto-conhecimento afim de agregar para uma sociedade responsável e sustentável nas relações humanas e com a natureza. A prática regular e contínua do yoga como ferramenta de transformação de indivíduos e sociedade.

A partir de uma experiência de violência doméstica denunciada criminal e civilmente passou a apoiar mulheres na mesma situação. Pesquisa o funcionamento da justiça, políticas públicas, os diferentes tipos de violência contra mulher, a situação abandonada das mulheres pobres, periféricas, negras. Acredita que o conhecimento da estrutura machista, racista e misógina é a única forma de libertar as mulheres através dos movimentos sociais, poderes legislativo e judiciário. Acredita no olhar sistêmico e na alteridade para mudança de narrativa e imaginário social.

Instagram: @shaktileal

 

Luciana Gomes

A saúde da mulher tem cor?

biografia

Luciana é uma mulher contemporânea, negra, periférica, separada, mãe de gêmeos e fundadora do studio Inspire Yoga SP.

Empreendedora, professora de yoga, graduada em Educação Física pela UNISA, pós graduada em Ginástica Postural pela FMU, com formação no método Feldenkrais de Educação Somática pela Associação Feldenkrais Brasil e no método Physio Pilates. Bailarina e coreógrafa.

Formada em Iyengar Yoga pelo Yoga Dham (com Sandro Bosco), tem certificação internacional pelo Ramamani Iyengar Memorial Yoga Institute (Pune-Índia).

Fez cursos de aperfeiçoamentos com diversos professores seniores no Brasil e no mundo.

Instagram: @inspireyogasp

 

Claudia Gomes

Cerimônia do chá

biografia

Cláudia Gomes é Sommeliére de chás, herbalista, eco chef, terapeuta, professora de yoga e meditação.

Especialista em cerimônia do chá, onde compartilha a prática em servir o chá, visando gerar um momento de pausa, tranquilidade e meditação para aqueles que são amantes do chá, como também para os que estão em busca de harmonia e conexão com o momento presente.

Instagram: @claudia.gomesm

MetAMORfose
“Estamos mergulhando para dentro de nós mesmas
Movendo perguntas no desalinhavar das respostas
Abrindo espaço para o nascimento de outros mundos
Outras narrativas, outros modos de ser e viver,
Toda revolução é uma volta à morada própria”
– Francielle Alves – IACImulher

Os encontros serão on-line via zoom durante 3 finais de semanas ao longo de 3 meses:

• 13 e 14 de Agosto

• 03 e 04 de Setembro

• 08 e 09 de Outubro

Os encontros serão gravados e disponibilizados. As gravações ficarão disponíveis pelo período de 3 meses após cada encontro.

Horário:

Sábados das 9h às 12h e das 14h às 17h

Domingos das 9h às 13h30

 

TEMPO PARA MENSTRUAR

13 e 14 de AGOSTO 2022

 

SÁBADO 13/08

9h às 9h30 – Boas vindas e Meditação

9h30 às 11h – Yoga no Período Menstrual (prática) com Renata Ventura

11h às 12h – Aula de anatomia da pelve feminina com Fernanda Zornoff

Pausa para almoço

14h às 15h30 – Palestra e vivência Meu Períneo Saudável com Liris Wuo

15h30 às 17h – Palestra Ciclos femininos: como observar e se conhecer; humores do ciclos e encontro com o prazer com Betina Abs da Cruz

 

DOMINGO 14/08

9h às 10h30 – YOGA na TPM e no período Pós Menstrual (prática) com Renata Ventura

10h30 às 12h30 – Ayurveda do Bem Viver com Sabrina Alves

12h30 às 13h30 – Prática Pelvika – ancorar a si no rebolado com Thiane Nascimento

TEMPO PARA MULHER FÉRTIL

03 e 04 de SETEMBRO 2022

 

SÁBADO, 03/09

9h às 10h30 – Yoga para um Útero Saudável (prática) com Renata Ventura

10h30 às 12h – Violência contra a mulher – Um olhar sistêmico com Shakti Leal

Pausa para almoço

14h às 15h30 – A potência da cura a partir da alquimia das ervas com Marina Athanas

15h30 às 17h –  Hormônios ativos e equilibrados dos 35 aos 80 anos de maneira natural com Lucia Sandri

 

DOMINGO, 04/09

9h às 11h – Yoga na gestação e pós parto (prática) com Renata Ventura

11h às 12h30 – Roda de Mães: Maternidade Consciente com Lian Tai

12h30 às 13h30 – Vivência de auto massagem com Adriana Fischer

TEMPO PARA MATURIDADE

08 e 09 de OUTUBRO 2022

 

SÁBADO, 08/10

9h às 11h – Yoga, Fertilidade e Equilíbrio Hormonal com Renata Ventura

11h às 12h – A saúde da mulher tem cor? com Luciana Gomes

Pausa para almoço

14h às 16h – Alimentação para a Mulher com Bela Gil

16h às 17h – Cerimônia do Chá com Claudia Gomes

 

DOMINGO, 09/10

9h às 11h – Yoga e Menopausa (prática) com Renata Ventura

11h às 12h30 – Menopausa sob o olhar da ginecologia natural com Bel Saide

12h30 às 13h30 – Roda final

 

“Eu não sou livre enquanto qualquer mulher for cativa. Mesmo se as correntes dela
forem muito diferentes das minhas.”
Audre Lorde

 

Formas de pagamentoAté 29/07Após 29/07
Parcelado em até 10x (cartão)R$1425R$1500
À vista (transferência ou pix)R$1325R$1400

 

Para parcelamentos maiores entre em contato

Condições especiais

• As 10 primeiras inscritas ganham uma agenda da Mandala Lunar

Em caso de mulheres que vivem fora do Brasil é preciso pagar o frete

 

Mulheres negras, negras retintas, indígenas, quilombolas e trans têm 50% de desconto para se inscrever

 

3 bolsas de 100% para mulheres negras e/ou mulheres em situação econômica desfavorável

Clique aqui para preencher a ficha de inscrição para a bolsa

 

• Sorteio de brindes especiais da Korui, Ekomat e mais!

 

Para se inscrever, entre em contato pelo whatsapp ou e-mail.

 

Política de Cancelamento

Até 30 dias do início do curso, reembolso integral retirado custo administrativo de 10% do valor total.

Até 15 dias do início do curso, reembolso parcial 80% do valor total.

Até 7 dias do início do curso, reembolso parcial 50% do valor total.

Após o início do curso não há devolução de valores, somente crédito para outros eventos e aulas regulares do Namaskara.